MIDI Tecnológico reúne empreendedores em Workshop de Propriedade Intelectual
Empreendedores que buscam obter exclusividade de mercado por meio da proteção de seus ativos intangíveis, como marcas, patentes e software, foram o público alvo do workshop de Propriedade Intelectual realizado no dia 18 de novembro pelo MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e mantida pelo Sebrae/SC.
Empreendedores que buscam obter exclusividade de mercado por meio da proteção de seus ativos intangíveis, como marcas, patentes e software, foram o público alvo do workshop de Propriedade Intelectual realizado no dia 18 de novembro pelo MIDI Tecnológico, incubadora gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia e mantida pelo Sebrae/SC.
O Workshop de Propriedade Intelectual,apresentou aos participantes o sistema internacional de proteção da Propriedade Intelectual (PI) e suas diversas modalidades de proteção, além de levar os empreendedores à prática em uma atividade do tipo “Faça Você Mesmo”, com o passo a passo para a proteção estratégica de marca ou logomarca.
O tema foi apresentado pela empresária Leila Violin, da IDD, que atua com proteção e gestão estratégica de negócios líderes em inovação. Leila é Mestre em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integra o grupo de pesquisa em Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia e Inovação da universidade.
“Vivemos na sociedade do conhecimento onde as fontes fundamentais de riqueza são o conhecimento e os relacionamentos, que não possuem forma física e passam a existir devido à inteligência humana, à criatividade e à imaginação. A propriedade intelectual vêm justamente permitir que este tipo de criação da mente possa ser transformada em ativo, isto é, receba um título de posse, e gere renda aos seus criadores, através de direito de exclusividade de exploração”, explica a pesquisadora.
PI apoia empresas em desenvolvimento e estratégia
Segundo Leila, A PI pode ajudar as empresas em quase todos os aspectos de seu desenvolvimento de negócios e estratégia competitiva: desde o desenvolvimento de produto até o design de produto, além da captação de recursos financeiros para a exportação ou a expansão do negócio no exterior por meio de licenciamento ou franchising. Pode ser usada ainda de forma estratégica para monitorar a concorrência, mapear segmentos tecnológicos, identificar e caracterizar parceiros, assegurar que a empresa não está infringindo direitos de terceiros, impedir terceiros de infringir os seus direitos, entre muitos outros.
“O registro de marca gera um direito de exclusividade de uso do nome e/ou logo dentro de determinada área da tecnologia. Desta forma, é importante que as empresas, antes de iniciarem o processo de divulgação e publicidade de sua marca, garantam o direito de exclusividade sobre ela”, recomenda.
Acompanhe a agenda de cursos do MIDI Tecnológico pelo site: http://miditecnologico.com.br/