MIDITEC, de Florianópolis, é a quinta melhor incubadora de negócios do mundo
A UBI Global, empresa de pesquisa e consultoria com sede em Estocolmo reconhecida pelos estudos globais que mapeiam e avaliam o mundo da incubação de negócios, anunciou na última quinta-feira, 22, os vencedores do World’s Top University-linked Bus
A UBI Global, empresa de pesquisa e consultoria com sede em Estocolmo reconhecida pelos estudos globais que mapeiam e avaliam o mundo da incubação de negócios, anunciou na última quinta-feira, 22, os vencedores do World’s Top University-linked Business Incubators & Accelerators 17/18. A premiação, divulgada durante o World Incubation Summit 2018 em Toronto, Canadá, certifica as melhores incubadoras e aceleradoras de negócios do mundo nos anos de 2017 e 2018. Entre os vencedores, está o MIDITEC, de Florianópolis, eleito a quinta melhor incubadora de negócios do mundo na categoria Colaboração com Universidade.
Apoiado pelo Sebrae de Santa Catarina e gerido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), o MIDITEC, antes chamado MIDI Tecnológico, já graduou 99 empresas e apoia 17, atualmente, sendo sete incubadas residentes, quatro incubadas virtuais e seis empresas pré-incubadas. Cerca de 13% das startups de Florianópolis passaram pelo MIDITEC, o que demonstra a importância da iniciativa para a região.
“Concorrer com incubadoras de todos os lugares do mundo e ser reconhecido globalmente reflete a qualidade do trabalho realizado pelo MIDITEC, que já havia sido premiado quatro vezes como a melhor incubadora do Brasil pela Anprotec. Cerca de 85% dos negócios que ajudamos a desenvolver ainda estão em funcionamento. Esse número surpreende muita gente, uma vez que 74% das startups brasileiras não sobrevivem aos primeiros quatro anos, segundo a Startup Farm”, diz Daniel Leipnitz, presidente da ACATE. Daniel esteve presente em Toronto para receber o prêmio juntamente à coordenadora dos programas estratégicos da entidade, Tatiana Takimoto.
O MIDITEC tem parceria com as universidades locais, para sensibilização dos alunos e incentivar o perfil empreendedor. “É muito importante para o MIDITEC manter o relacionamento com as universidades, para receber propostas de pesquisadores, firmar parcerias com laboratórios e colaborar com projetos de aprendizagens em ação. Além disso, estamos trabalhando para que as pesquisas sejam direcionadas às demandas do mercado”, destaca Gabriel Sant'Ana Palma Santos, coordenador do MIDITEC e diretor executivo da ACATE.
Atualmente a incubadora está com dois projetos em andamento em parceria com instituições de ensino superior: um na área de gestão, no qual alunos de administração conhecem problemas das empresas incubadas e apoiam no estudo e sugestões de melhorias; o segundo aproxima alunos de Engenharia de Software para apoiar as empresas pré-incubadas nas fases iniciais de desenvolvimento do produto.
“Para o Sebrae/SC é um orgulho receber esse reconhecimento, já que apoiamos o MIDITEC desde o começo e sabemos a representatividade que a incubadora tem no fortalecimento dos pequenos negócios do setor de tecnologia em Santa Catarina. Florianópolis já é reconhecida mundialmente como um polo tecnológico e esse prêmio tão importante agrega ainda mais valor ao trabalho que estamos realizando para fortalecer as micro e pequenas empresas do setor”, afirma o diretor de administração e finanças do Sebrae/SC, Sérgio Fernandes Cardoso.
Sobre a iniciativa
De acordo com a UBI Global, os programas de incubação ligados às universidades premiados são incubadoras ou aceleradoras conectadas a uma instituição de ensino superior que têm impacto e desempenho excepcionais, além de terem se destacado em relação aos outros pelo valor que fornecem ao seu ecossistema de inovação e às suas startups.
"Seguindo uma abordagem rigorosa baseada em dados, avaliamos e comparamos programas de incubação em todo o mundo", explica Holger Meyer, diretor de pesquisa da UBI Global. “Nosso estudo, produzido a cada dois anos e que é referência mundial, visualiza o panorama do ecossistema de incubação internacional e ilustra os principais desafios e oportunidades enfrentados pelos programas participantes”, complementa.
A pesquisa UBI Global World Benchmark 2017/2018 revela que os programas de incubação participantes admitiram mais de 10 mil novas startups em 2016. Todas as empresas nascentes que já passaram pelo programa contam com mais de 72 mil colaboradores. Além disso, ao longo dos últimos cinco anos, esses mesmos empreendimentos geraram mais de US$ 3,2 bilhões em vendas e ao todo levantaram US$ 4,7 bilhões em captação de recursos para investimento.
Conheça as 10 vencedoras do World’s Top University-linked Business Incubators & Accelerators 17/18, categoria Colaboração com Universidade:
1- Guinness Enterprise Centre, Irlanda
2- Montpellier BIC, França
3 – Shell Iniciativa Jovem, Brasil
4 – Peninsula, Espanha
5 – MIDITEC, Brasil
6 – Startup Clúster S.AP.I. de C.V., México
7 – Emerging Technology Centers, Estados Unidos
8 – Ingria Residentship Program, Rússia
9 – Startup Lisboa, Portugal
10 – Los Angeles Cleantech Incubator (LACI), Estados Unidos