MIDITEC gradua seis empresas incubadas
O programa de incubação da ACATE em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/SC), o MIDITEC, realizou na última sexta-feira (03), no CIA Sapiens Parque, a cerimônia de graduação de seis empresas que iniciaram suas jornadas na incubadora há três anos. As startups CogniSigns, Kartado, Keeps, Openbox.ai, Vibbra!, Voltbras e Zipper foram certificadas e estão entre as mais de 130 empresas já apoiadas pelo programa em Santa Catarina.
Segundo Natália Ferreira, gerente dos programas estratégicos da ACATE, a jornada de formação das empresas, que estão desde as fases iniciais até a escala, possui muitos desafios, mas também conquistas para os negócios, como o aumento do número de clientes, captação de investimentos, aprovações em programas de renome e internacionalização. “O MIDITEC tem apoiado de forma muito profícua o desenvolvimento das startups participantes, que por vezes chegam imaturas e com muitas incertezas, e saem com um negócio validado, rentável e escalável”, afirma.
Natália também destaca o impulsionamento do setor através do programa. “Isso só é possível porque o MIDITEC está inserido em um ecossistema muito pujante que proporciona ter acesso a investidores, parceiros e mentores de muita alta qualidade, além de ter uma metodologia validada e que está sempre em constante evolução”, finaliza.
Após a graduação das seis startups, o programa dá início a seleção de novas empresas para iniciarem suas jornadas de incubação em 2022. Para participar é necessário ser uma startup associada à ACATE, com CNPJ em Santa Catarina e estar entre os estágios de validação e geração de demanda. No sábado, dia 11 de novembro, o MIDITEC promove um bootcamp que pré-selecionará até 20 empresas a serem incubadas, mas as inscrições já estão encerradas.
Além disso, a metodologia MIDITEC está presente em outras seis incubadoras catarinenses com foco em startups de tecnologia, que são elas: a Fermento, parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel/SC) voltada para foodtechs, a Inctech, em Chapecó, a Épsilon, de Lages, o Softville Ágora, de Joinville, o Instituto Gene, de Blumenau, e o Centro de Incubação, Tecnologia e Inovação de Brusque (CITI).