Ministro conta com a recomposição orçamentária do MCT
Rezende participou pela manhã da abertura do 3º Seminário do Exercício Orçamentário e Financeiro 2009, realizado na sede do MCT, em Brasília. Em seu pronunciamento lembrou que em várias situações o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem afirmado que, apesar da crise, existem áreas que não serão sacrificadas, dentre elas incluiu o MCT.
Crise
O ministro Sergio Rezende chamou atenção para os problemas econômicos provocados pela crise mundial. De acordo com ele, a crise chegou ao Brasil, mas não com a mesma intensidade que nos países desenvolvidos, onde houve, por exemplo, demissões em massa nas principais empresas e problemas com a concessão de crédito. No Brasil cairam as exportações de manufaturado, mas o mercado interno tem suprido essa demanda. “Isso tudo graças a uma política de inclusão dos menos favorecidos na economia”, afirmou.
Para Rezende, o governo Lula está fazendo um grande esforço para manter a economia aquecida, incentivando o consumo interno e disponibilizando linhas de créditos para minimizar os impactos da crise. “E está conseguindo. A indústria automobilística, por exemplo, deu férias coletiva e demitiu. Agora, não consegue entregar os carros rapidamente”, disse.
O seminário foi realizado por meio de videoconferência para o Rio de Janeiro e São Paulo e teve a participação de representantes das agências de fomento e de unidades de pesquisa do MCT.