Missão brasileira promove intercâmbio do setor de tecnologia com entidades da China e Finlândia
Dirigentes e gestores do setor de inovação e tecnologia do Brasil participam, em maio, de uma missão técnica empresarial para conhecer o mercado da Finlândia e da China. A viagem acontecerá entre 26 de maio a 6 de junho, com o objetivo de promover um contato direto com a experiência dos dois países na consolidação do seu Sistema Local de Inovação.
Dirigentes e gestores do setor de inovação e tecnologia do Brasil participam, em maio, de uma missão técnica empresarial para conhecer o mercado da Finlândia e da China. A viagem acontecerá entre 26 de maio a 6 de junho, com o objetivo de promover um contato direto com a experiência dos dois países na consolidação do seu Sistema Local de Inovação. A missão é promovida em parceria entre a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), os Ministérios da Ciência, Tecnologia & Inovação (MCTI) e das Relações Exteriores (MRE), e o Conselho Nacional de Secretários para Assuntos de Ciência, Tecnologia e Inovação (Consecti).
O público-alvo da missão são formuladores de políticas públicas, dirigentes das entidades de apoio e fomento, e os gestores de parques tecnológicos e incubadoras de empresas brasileiros. A programação inclui visitas a centros de inovação e negócios, incubadoras de empresas e agências governamentais, onde serão realizadas reuniões, encontros e diálogos com agentes dos sistemas de inovação locais. Também serão promovidas rodadas de negócio, voltadas para empreendedores brasileiros que desejem internacionalizar seus negócios.
“Serão experiências que aprofundarão as parcerias que os ambientes de inovação brasileiros, no setor público e privado, buscam em outros países para reforçar a produção e o intercâmbio de projetos e ideias. No ano passado, a Missão resultou em importantes acordos com a EBN, entidade que é referência em inovação e empreendedorismo na Europa”, lembra Francilene Procópio Garcia, presidente da Anprotec.
Relações entre Brasil e China no setor tecnológico
Em nível estatal, os governos brasileiros e chinês estão articulados por meio da Comissão Sino-Brasileira de Alto Nível de Concertação e Cooperação (Cosban), que tem como iniciativa mais recente um plano decenal, válido de 2013 a 2021, pelo qual se comprometem a construir satélites meteorológicos. Também há negociações de cooperação bilateral em biotecnologia, nanotecnologia e parques tecnológicos.
Além das articulações institucionais, a China é o segundo maior mercado consumidor de tecnologia da informação (TI), atrás apenas dos Estados Unidos. No ano passado, o setor recebeu investimentos da ordem de US$ 179 bilhões, um aumento de 8,3%, segundo pesquisa de mercado do IDC. Com isso, o gigante asiático ultrapassou as cifras do Japão. A previsão é que, em 2014, o crescimento de gastos nesse mercado alcance 14,1%.
Finlândia: pioneiro em novas tecnologias
Além de ser a terra da fabricante de celulares Nokia e do famoso game Angry Birds, a Finlândia é apontada como o melhor país de eco-inovação na União Europeia e investe fortemente em tecnologias limpas – setor que recebe mais de um terço dos investimentos públicos em Pesquisa & Desenvolvimento.
O país está construindo relações de cooperação com o Brasil no setor de tecnologia. Uma delas é a articulação com o governo finlandês, que começou com a visita do primeiro-ministro, Jyrki Katainen, ao Brasil, em fevereiro de 2012. Os governos identificaram possibilidades de parceria nas áreas de energias renováveis, telecomunicações, sistemas de alertas de desastres naturais e defesa naval, e também por meio do programa Ciência sem Fronteiras. Até fevereiro do ano passado, o programa de mobilidade acadêmica havia concedido 48 bolsas para a Finlândia, com destino a cursos de graduação, doutorado e pós-doutorado nas áreas de biologia, biotecnologia, ciências biomédicas, engenharias, tecnologias da informação e comunicação (TICs) e produção agrícola sustentável.
Inscrições
Os interessados podem se inscrever até às 18h do dia 15 de abril de 2014, site da Anprotec. Confira o regulamento da Missão Técnica Empresarial 2014 e as opções de voos.