Em missão por Santa Catarina, comitiva canadense faz conexões com o ecossistema de inovação brasileiro
Em meio à Feira Internacional de Negócios – FIN Brasil, que foi realizada em Florianópolis nos dias 03 e 04 de abril, uma missão conectou o Canadá ao estado de Santa Catarina. A iniciativa da ACATE, em parceria com a Câmara de Comércio Brasil-Canadá – BCCC e com o apoio da organização de fomento ao desenvolvimento e à inovação Mitacs, trouxe uma comitiva canadense composta por 12 pessoas, entre empreendedores de startups e agentes de universidades, fundos de amparo à pesquisa e instituições em uma viagem com roteiro pelo ecossistema de inovação e tecnologia catarinense.
O intercâmbio teve objetivo de proporcionar oportunidades para que negócios inovadores canadenses explorem novos mercados e encontrem ambientes férteis para se desenvolverem no Brasil. O vice-presidente de Internacionalização da ACATE, Henrique Bilbao, acompanhou a missão e ressaltou que os participantes puderam conhecer como Santa Catarina gera negócios de tecnologia e startups.
“Queremos mostrar o tamanho do nosso ecossistema de tecnologia e apresentar a força do país nessa área. Muitos países veem o Brasil como um investimento arriscado, mas ao mostrarmos nossa realidade, com 1.700 empresas associadas na ACATE representando 70% do faturamento em tecnologia do estado, esperamos que percebam o potencial de Santa Catarina”, afirma Henrique Bilbao.
A iniciativa se situa entre as ações de expansão global da ACATE, por exemplo, através da filial da Associação no Canadá, uma entidade jurídica que visa encurtar distâncias entre ecossistemas e oferecer oportunidades de conexão e negócios para empresas que desejam iniciar sua jornada de internacionalização de maneira facilitada.
A missão teve início no dia 31 de março, quando a comitiva canadense chegou a Florianópolis. No dia seguinte, o roteiro apresentou instituições e espaços do ecossistema de inovação da capital catarinense, como a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC), a qual possui um observatório com indicadores das atividades econômicas catarinenses, e a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), que através da Escola Superior de Administração e Gerência (ESAG) promove cursos de internacionalização.
Ainda no dia 1º de abril, a ACATE recepcionou a comitiva canadense no Sapiens Parque, onde os participantes visitaram o CIA Sapiens, sede da incubadora MIDITEC e residência de dezenas de startups incubadas. Após também conhecerem o CIA Primavera, um jantar reuniu empresas participantes do Grupo Temático de Internacionalização da entidade para proporcionar conexões entre os negócios e instituições.
No terceiro dia da missão, a agenda se estendeu ao Vale do Itajaí e ao Litoral Norte catarinense. Em Blumenau, a viagem compreendeu encontros no Centro de Inovação da cidade, onde está situada a sede do polo regional ACATE-BLUSOFT, e na Universidade Regional de Blumenau, a Furb. Já em Itajaí, os participantes puderam se conectar ao Núcleo de Tecnologia da Associação Empresarial do município (ACII), que é o polo representante da ACATE na região.
Nos dias 3 e 4 de abril, a missão foi dedicada à Feira Internacional de Negócios, onde os participantes puderam interagir com mais de três mil pessoas participantes, 281 empresas de diversos segmentos, de 46 países e 104 cidades. O evento anual oportuniza que sejam marcadas reuniões, negociações, venda e compra de produtos e serviços globais.
Instituições de ensino do Canadá, em parceria com o Mitacs, o hub canadense da ACATE e as empresas associadas WTM International e Ezok, foram expositoras da FIN Brasil com um estande que representou o país norte-americano. O local recebeu entre os visitantes o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, que convidou os negócios canadenses a ampliarem conexões com o estado e o município. Além da exposição, os participantes da missão assistiram e participaram de painéis durante os conteúdos do evento.
No último dia de missão, os participantes encerraram a viagem com um momento de compartilhamento dos aprendizados obtidos em uma mesa redonda, em que abordaram ideias inovadoras e discussões sobre o futuro dos negócios.
Missões Internacionais ACATE
As missões internacionais da ACATE já conectaram Santa Catarina e o Canadá em outras oportunidades. Em 2023, durante o evento Collision Conference, 24 brasileiros estiveram em viagem por nove dias e conheceram três cidades canadenses. O roteiro incluiu visitas a sete hubs de inovação e instituições como a BCCC e a Bolsa de Valores de Toronto, além das sedes de grandes empresas internacionais, como Microsoft e Google.
Em meio ao Startup Summit de 2023, canadenses também vieram ao evento e puderam conhecer o ecossistema de inovação catarinense pela primeira vez com roteiro de nove dias, três cidades e visitas a sete hubs de inovação. Alguns dos participantes da missão do ano passado retornaram à Santa Catarina durante a missão à FIN Brasil.
Em junho de 2024, a ACATE levará empreendedores em novas missões internacionais à Inglaterra e ao Canadá. Associados à entidade e corporates do LinkLab têm descontos especiais na compra do pacote da missão que envolve roteiros exclusivos, oportunidades para os negócios e participação nos grandes eventos London Tech Week e Collision Conference.
Para participar das missões são pré-requisitos compreender inglês, obter passaporte e os vistos necessários. Mais informações sobre as próximas Missões Internacionais da ACATE, organizadas pelo GT Internacionalização, estão disponíveis neste link.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.