Missão do Sebrae Santa Catarina leva startups catarinenses para o Vale do Silício
Após quatro meses de cursos e palestras no Programa de Capacitação Startup SC (www.startupsc.com.br), realizado pelo Sebrae em Santa Catarina, nove empresas catarinenses foram selecionadas para participar da miss&atild
Após quatro meses de cursos e palestras no Programa de Capacitação Startup SC (www.startupsc.com.br), realizado pelo Sebrae em Santa Catarina, nove empresas catarinenses foram selecionadas para participar da missão que irá ao Vale do Silício, nos Estados Unidos, entre os dias 5 e 14 de setembro deste ano. “Ao longo de uma semana os participantes terão a oportunidade de interagirem ativamente com o ambiente de empresas de alto crescimento e benchmarking mundial. O objetivo é conectar os participantes do programa de capacitação Startup SC com investidores, empreendedores e formadores de opinião da região do vale do silício. Além disso, promover educação empreendedora por meio de interação com as empresas e entidades mais influentes do Vale do Silício.”, conta o gestor do programa, Alexandre de Souza.
Os empresários participarão do TechCrunch Disrupt, maior evento de empreendedorismo digital do mundo, onde terão a chance de ouvir o CEO e fundador do Tinder, Sean Rad, o co-fundador do Paypal, Peter Thiel, entre outros. Paralelamente acontecerá a Startup Alley, feira que reúne startups – empresas de até dois anos de existência e até US$ 2,5 milhões em investimentos externos – de diversos países, como Rússia, Israel e Brasil.
A missão pretende apresentar a potenciais investidores as oportunidades de negócios em Santa Catarina, estado que é referência nacional em TI, além de conhecer o perfil dos empreendedores locais. Para Alexandre de Souza, a missão serve para reforçar o programa, que participa do TechCrunch Disrupt pela segunda vez consecutiva. Um dos mentores do programa, Rafael Assunção, defende que estas empresas foram escolhidas por que “já validaram seus modelos de negócios e agora estão entrando na fase de crescimento. Os contatos no Vale do Silício podem contribuir para acelerar fortemente o crescimento e fazer a diferença na história destas startups.”
Em 2013, a missão também levou nove empresas para São Francisco, maior cidade do Vale do Silício. Entre os resultados da última edição estão os feedback recebidos no evento, que ajudam a melhorar os projetos e modelos de negócios das empresas, e o contato com possíveis investidores e parceiro.
Confira a seguir as empresas selecionadas:
– A Meus Pedidos (www.meuspedidos.com.br) fornece agilidade e organização para representantes comerciais, substituindo os catálogos impressos e blocos de pedido por tablets e smartphones. Seu aplicativo mobile reúne tudo que um representante precisa para organizar seu dia-a-dia. A plataforma também facilita a entrada dos pedidos de venda nas indústrias, integrando com o software de gestão da indústria e realizando o cadastro automático do pedido para faturamento.
– A mobLee (www.moblee.com.br) cria apps que mudam a forma como pessoas vivenciam eventos. Startup de Florianópolis, já forneceu o app oficial das 10 maiores feiras do Brasil, incluindo Salão do Automóvel e Bienal Internacional do Livro de SP. Esses apps para smartphone, disponíveis para os sistemas Android e iOS, têm como foco facilitar a vida do visitante e fornecer insights importantes aos organizadores de eventos.
– A Winker (www.winker.com.br) é uma plataforma de integração em condomínios. Com milhares de usuários, a ferramenta simplifica a gestão do síndico e facilita as relações entre condôminos – promovendo benefícios através do coletivo. De um jeito simples, é possível encontrar o prestador de serviços certo para fazer uma obra, com a tranquilidade de conhecer a opinião dos vizinhos que já o contrataram.
– Hiper (www.sistemahiper.com.br), a principal ferramenta do varejo é a frente de caixa e toda venda deve seguir a legislação estadual e deve ser concretizada com a emissão de um documento fiscal, seja o cupom fiscal, a nota fiscal do consumidor eletrônica (NFC-e) ou a nota fiscal eletrônica (NF-e). O empresário e seus gestores precisam monitorar o resultado das vendas, analisar o estoque dos produtos e gerenciar as receitas e despesas. Com o Hiper, todas as informações são consolidadas e disponibilizadas através de relatórios e ferramentas de gerenciamento no PC, smartphone e tablet.
– Outclass (www.outclassapp.com) é um aplicativo mobile que conecta estudantes, pais, professores e instituições de ensino fornecendo as informações da vida acadêmica do aluno no smartphone, via integração com os softwares de gestão educacional.
– O We Crowdcasting (www.wecrowdcasting.com) é uma startup que acredita que pessoas comuns são capazes de criar notícias por meio de fotos, textos, vídeo ou áudio usando para isso seus smartphones. Usando a tecnologia criada pelo We, jornais, revistas, blogs, sites dentre outros veículos de comunicação, poderão transformar seus leitores em repórteres que irão contribuir colaborativamente na construção da informação.
– A Truevision (www.truevisionx.com) é a única empresa brasileira especializada em tecnologia para daltônicos, oferecendo soluções para facilitar o dia a dia destes indivíduos e melhorar a sua experiência com o uso de cores. O primeiro produto é um conector para monitores e televisores que altera a imagem destes dispositivos para realçar as cores para os daltônicos, permitindo melhor eficiência no seu trabalho e conforto em sua casa.
– O Asaas (www.asaas.com) viabiliza que autônomos e pequenos empreendedores emitam cobranças com boletos, em menos de um minuto, sem que precisem falar com seus bancos, gerentes ou quaisquer outros fornecedores. Além disso, o Asaas conta com um sistema automático de comunicação por email, SMS e ligações telefônicas. Ainda oferece uma solução perfeita para recorrência de pagamentos.
– A YouHome (www.youhome.com.br) é uma startup focada em soluções móveis para o mercado de imóveis. As soluções YouHome permitem que os corretores de imóveis realizem suas tarefas diárias de forma simples e rápida utilizando o tablet ou smartphone, tendo ou não conexão com a Internet. Apresentar sua carteira de imóveis, fazer anotações, enviar emails, gerenciar clientes, controlar agenda são algumas das várias funcionalidades disponíveis.
Sobre o Startup SC
O projeto “Startup SC – Desenvolvimento e Fortalecimento das Startups Catarinenses“, é uma iniciativa do Sebrae/SC que visa desenvolver e promover empreendimentos inovadores em todo o estado de Santa Catarina. Em 2014, chega à sua quarta turma.