MPS.BR é destaque no Simpósio Brasileiro de Qualidade de Software
Durante o Simpósio, a comunidade científica, as instituições governamentais e a indústria de software encontram-se para compartilhar experiências, discutir problemas e soluções da área de qualidade de software e para estabelecer novas parcerias, promovendo a integração entre os segmentos.
No SBQS 2009 estão programados três cursos do programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr). No dia 1º de junho, um mini-curso especial sobre o novo processo MPS de Gerência de Portfólio de Projetos (http://www.softex.br/portal/mpsbr/_noticias/noticia.asp?id=2516); nos dias 1° e 2 de junho, um curso oficial C1 de Introdução ao MPS.BR (http://www.softex.br/portal/mpsbr/_noticias/noticia.asp?id=2519), apresentando as novidades do novo Guia Geral: 2009; e nos dias 4 e 5 de junho, um curso oficial C4 so bre o processo MPS de Aquisição de Software (http://www.softex.br/portal/mpsbr/_noticias/noticia.asp?id=2522).
“Neste mês de maio serão publicados novos Guias do MPS.BR – Guia Geral: 2009, Guia de Aquisição: 2009, Guias de Implementação: 2009 – partes 1 a 7 e Guia de Avaliação: 2009. Assim, os cursos ofertados no SBQS são uma boa oportunidade para conhecer as inovações introduzidas nestes novos guias”, comenta Ana Regina Rocha, da COPPE/UFRJ e coordenadora da Equipe Técnica do Modelo MPS (ETM).
Além desses cursos, na noite de 2 de junho haverá o painel “MPS.BR – Lições Aprendidas”. “Nele, destacaremos as principais lições aprendidas na gestão do programa, na organização de grupos de empresas, na implementação do MPS e nas avaliações realizadas”, declara Kival Weber, coordenador-executivo do programa MPS.BR e moderador do painel. No final, serão entregues placas de aço a diversas organizações recentemente avaliadas.
“De 2008 a 2011 vivemos a etapa de consolidação do programa MPS.BR. Até junho de 2009, a adoção do modelo MPS no Brasil deverá superar a significativa marca de 150 organizações governamentais e privadas avaliadas. As de pequeno porte correspondem a 80% desse total”, ressalta Kival Weber. Ele lembra que até 2011 o programa espera atingir a meta de 400 empresas avaliadas, 30 instituições implementadoras, 15 instituições avaliadoras e 30 consultores de aquisição.
As inscrições nos eventos do SBQS 2009 podem ser feitas pelo endereço: http://www.sbqs2009.ufop.br/
Assessoria de Imprensa da SOFTEX