MPS.BR ganha capacitação virtual em língua portuguesa, no Brasil, e em espanhol no México, Colômbia e Peru
O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr) realizou virtualmente pela primeira vez as provas de conceito de dois cursos oficiais MPS na modalidade Ensino a Distância (EAD). A iniciativa integra a RELAIS – Rede Latino Americana da Indústria de Software, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento/Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN). As provas foram realizadas em língua portuguesa, no Brasil, e em espanhol no México, na Colômbia e no Peru.
O programa MPS.BR – Melhoria de Processo do Software Brasileiro (www.softex.br/mpsbr) realizou virtualmente pela primeira vez as provas de conceito de dois cursos oficiais MPS na modalidade Ensino a Distância (EAD). A iniciativa integra a RELAIS – Rede Latino Americana da Indústria de Software, que conta com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento/Fundo Multilateral de Investimentos (BID/FUMIN). As provas foram realizadas em língua portuguesa, no Brasil, e em espanhol no México, na Colômbia e no Peru.
“Esta iniciativa pioneira de capacitação virtual é da maior importância na medida em que contribui para o aumento da visibilidade do modelo MPS e para sua crescente aceitação e reconhecimento internacional como modelo de qualidade em diversos países”, explica José Antonio Antonioni, diretor de qualidade e competitividade da SOFTEX.
Em 2011, atendendo a uma solicitação da SOFTEX, a PUCRS Virtual, unidade de ensino a distância da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, definiu a metodologia de ‘e-learning’ para capacitação de pessoas nos modelos MPS/Brasil e MoProSoft/México empregando o ambiente virtual Moodle.
A primeira prova virtual de conceito realizada foi a do curso oficial C1/MPS-EAD – Introdução ao MPS e contou com 97 participantes dos quatro países. Destes, 65 (67%) receberam da SOFTEX o certificado de participação por atenderem 75% dos requisitos desse curso. No Brasil, 18 dos 20 alunos receberam certificados de participação (90%); na Colômbia, 21 dos 24 (88%); no México, 18 dos 30 (60%); e no Peru, 8 dos 31 (26%).
A segunda prova virtual de conceito foi a do curso oficial C2/MPS-EAD – Implementação MPS. Dos 45 participantes dos quatro países, 26 (57%) receberam da SOFTEX o certificado de participação por atenderem 75% dos requisitos do curso. No Brasil, 8 dos 10 alunos receberam certificado de participação (80%); na Colômbia, 10 dos 12 (80%); no México, 6 dos 14 (43%); e no Peru, 2 dos 9 (22%).
“Estes dois cursos oficiais MPS/EAD foram ministrados em Português e Espanhol pelo professor Mariano Montoni, membro da Equipe Técnica do Modelo MPS (ETM), implementador e avaliador MPS. O ambiente virtual e os dois cursos foram muito bem avaliados pelos alunos e foram feitas sugestões para aprimorá-los antes de promovê-los regularmente a partir de 2013 não só nesses países, como também em outros da América Latina e do Caribe”, comenta Kival Weber, coordenador-executivo do programa MPS.BR.
De julho de 2004 a outubro de 2012, 5.221 pessoas foram capacitadas no modelo MPS em cursos oficiais presenciais e também a distância (EAD). Desses, 1.338 foram aprovados em provas oficiais.