Integrantes do grupo Mulheres ACATE fazem cobertura do maior evento de tecnologia do mundo
O grupo temático Mulheres ACATE alcançou grandes conquistas nas últimas semanas. A primeira delas foi o atingimento de 100 empresas participantes no grupo, além da recente participação de várias integrantes no Web Summit, o maior e mais relevante festival de inovação e tecnologia do mundo. O evento, que originalmente ocorre em Lisboa, aterrissou pela primeira vez este ano na América Latina, com edição realizada no Rio de Janeiro.
Ao todo, 12 participantes do grupo Mulheres ACATE estiveram presentes no evento e essas realizaram ampla cobertura em parceria com a SCC10, o portal de notícias afiliado ao SBT em Santa Catarina.
“A escolha de ir ao evento se deu pelo fato dele proporcionar contato direto com os principais speakers, investidores e CEOs de empresas de tecnologia do mundo. Além disso, no Summit é possível acompanhar as principais tendências de tecnologia e inovação do mercado. As trilhas de conhecimento trazem novidades de ponta, projetos diferenciados que só seriam possíveis em um grande evento como esse. Além disso, outro ponto importante é a grande oportunidade de networking entre investidores e empreendedores do ecossistema de Santa Catarina com potenciais clientes e parceiros de todo o mundo”, explica Cassia Carvalho, coordenadora do Comitê de Visibilidade e Eventos do Mulheres ACATE, em entrevista à SCC10.
As correspondentes do Mulheres ACATE realizaram entrevistas com grandes nomes, como Alessandra Dabul, protagonista no ramo de investimento no Brasil, e Isabela Corrêa, CEO e fundadora da B.NOUS. Houve também a cobertura das falas de nomes importantes dos mais diversos segmentos, como Victoria Repa, empreendedora da Ucrânia e fundadora e CEO da BetterMe; Boca Rosa e KondZilla, que falaram sobre os “segredos do sucesso” e do painel Women in Tech Lounge, que tratou do quanto o empreendedorismo feminino ainda precisa ser falado e apoiado. Para conferir essas e outras matérias das correspondentes, clique aqui.
Nesta edição, o Web Summit recebeu uma média de 91 mil participantes de mais de 91 países. Entre os CEOs, investidores, personalidades políticas, empreendedores e demais participantes, estima-se que 40% eram mulheres. Dos 400 speakers do Web Summit Rio, em painéis que abordaram de inteligência artificial à sustentabilidade, 37% são mulheres, e 209 das 974 startups envolvidas têm fundadoras mulheres, como indicou a Forbes.
Por meio da iniciativa “Women in Tech”, foram oferecidos ingressos 75% mais baratos para mulheres do setor a fim de incentivar a presença feminina. Segundo a organização do evento, os ingressos esgotaram em tempo recorde. “Temos trabalhado para aumentar a proporção de gênero, que cresceu de 25% (2013) de mulheres para quase a paridade, com mulheres superando os homens pela primeira vez em 50,5% em 2021”, informou a organização do evento em nota para a revista Cláudia. “Ao incentivar a participação de mulheres e oferecer esses recursos, a Web Summit espera fechar a lacuna de gênero que ainda existe na indústria de tecnologia”.
O Mulheres ACATE
Criado em abril de 2018, o grupo Mulheres ACATE tem como propósito fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e, assim, transformar a cultura empreendedora, impactando o nosso ecossistema e o tornando mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso. Para saber mais, clique aqui.