Mulheres ACATE promove visita de alunos da Aliança Francesa ao ecossistema de inovação
Na última sexta-feira (30/06), um grupo de estudantes do colégio EB Brigadeiro Eduardo Gomes teve a chance de conhecer mais sobre o ecossistema de tecnologia e inovação catarinense em visita à ACATE. A conexão foi promovida pelo Grupo Temático Mulheres ACATE com o objetivo de inspirar os jovens sobre as oportunidades que a área pode oferecer.
Ao longo da manhã, os alunos conheceram toda a estrutura física da sede da ACATE, no CIA Primavera, em Florianópolis. O grupo seguiu então até o LinkLab, o programa de inovação aberta da ACATE, e, depois, conversou com alguns dos empreendedores que possuem empresas no edifício. A visita foi finalizada no ACATE Experience, espaço onde empresas associadas podem expor suas inovações. Lá, eles tiveram contato com várias tecnologias, como super telas, metaverso, impressoras 3D e realidade virtual aumentada.
Milena Veiga, integrante do GT Mulheres e Gerente de projetos na Secretaria de Estado da Saúde de SC, liderou a visitação, salientando sempre aos jovens como a tecnologia está presente no nosso dia a dia e como ela pode abrir portas no futuro. “Eu não sabia o que fazer na época do vestibular. Minha mãe sempre falava que conhecimento é poder. Fiz Biblioteconomia e, nessa época, surgiram as primeiras ferramentas de busca, que me encantaram. Percebi que minha paixão era a Programação. Queria conhecer um pouco mais sobre a área e transmitir as informações de forma acessível para as pessoas”, afirmou Milena. “Ver mulheres nesse cenário me faz feliz. A Programação está em tudo. E desejo que um dia vocês estejam ocupando esses espaços”.
O projeto criado pelo grupo Mulheres ACATE é dividido em três fases: em um primeiro momento, empreendedoras integrantes fazem palestras em escolas. Posteriormente, é realizada uma visita até a ACATE. A terceira fase do programa é a realização de um workshop de Programação para os alunos interessados em ingressar na área. “A maioria desses jovens não teve nenhum contato prévio com a área da tecnologia. Ao conhecer, eles passam a se enxergar nesses espaços. E esse é alguns dos objetivos do GT Mulheres: dar visibilidade e oportunidades para esses estudantes”, afirmou Milena.
Para saber mais sobre o programa e como participar dele, basta entrar em contato com [email protected].
Grupo Temático Mulheres ACATE
Criado em abril de 2018, o grupo Mulheres ACATE tem como propósito fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e, assim, transformar a cultura empreendedora, impactando o nosso ecossistema e o tornando mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso. Hoje, o grupo já conta com mais de 100 integrantes que se dividem em diversas frentes e vários comitês, como o Comitê Geração de Negócios, Diversidade, Eventos e o +Oportunidades.
Podem participar regularmente dos encontros e ações desenvolvidas pelo Grupo Mulheres ACATE todas as mulheres empreendedoras, sócias-fundadoras, CEOs, diretoras, interlideranças (gerentes, coordenadoras ou supervisoras) e colaboradoras que ocupem cargos técnicos como analistas, engenheiras, desenvolvedoras, entre outros, de empresas associadas à ACATE e entidades parceiras. Saiba mais sobre o Grupo Mulheres ACATE!