“Mulheres inspirando mulheres”: Grupo Mulheres ACATE incentiva a formação de jovens profissionais para a tecnologia
O Mulheres ACATE, grupo formado por empreendedoras, profissionais e interessadas pelo ecossistema de inovação catarinense, atua com o objetivo de ampliar a presença feminina na tecnologia. Buscando impactar novas mulheres para o setor, integrantes do grupo realizaram mentorias nas últimas edições do projeto de formação de talentos <tectrampo/>.
De acordo com dados do último ACATE Tech Report, as mulheres representavam 36% dos colaboradores do setor de tecnologia no Brasil em 2021. O desafio de aumentar a presença feminina no mercado de trabalho da área e a necessidade de formar novos profissionais qualificados ante o crescente número de vagas abertas pelas empresas, uniram o grupo Mulheres ACATE e o <tectrampo/>.
A iniciativa de formação de talentos realizada pelo Instituto Comunitário da Grande Florianópolis (ICOM) e pelo fundo social Involves Zero capacitou, em 2022, a sua segunda turma, que era composta ao todo por 15 jovens autodeclarados pretos ou pardos, sendo 14 mulheres entre 17 e 29 anos. Por meio do Comitê +Oportunidades do Mulheres ACATE, as participantes do <tectrampo/> receberam mentorias individuais com foco em potencializar habilidades, conhecimentos, atitudes e questões comportamentais.
Os encontros também aconselharam as jovens sobre perfil no LinkedIn e apresentaram aspectos do ecossistema de inovação, como empresas do setor de tecnologia. A conexão entre empreendedoras e profissionais da área com as alunas do programa também foi um momento especial para que se pudesse conhecer cada uma das jovens e seus objetivos.
O Comitê +Oportunidades do Mulheres ACATE, representado Milena Veiga e Bruna Sartori, participou da construção da metodologia das mentorias junto ao ICOM tendo o objetivo de ampliar o acesso de jovens mulheres ao mercado de trabalho. “Nós montamos o projeto na intenção de cumprir o propósito do comitê e reunimos 18 mentores nas duas edições do <tectrampo/>, sendo 13 integrantes do Mulheres ACATE. A experiência foi sensacional, pudemos ver as mulheres envolvidas e entusiasmadas com as meninas progredindo no projeto”, ressaltam as representantes do Comitê +Oportunidades.
Após a aproximação dos participantes do projeto ao grupo Mulheres ACATE e a conclusão de suas capacitações em desenvolvimento web, o programa apresentou resultados que impactaram no caminho dos estudantes. Das turmas de 2021 e 2022 do <tectrampo/> , cinco jovens foram contratados por empresas de tecnologia, sendo quatro como programadores. Sete pessoas seguiram em busca de qualificação por outros programas, entre eles, Floripa + Tec, apoiado pela ACATE, Sebrae/SC e Senai/SC, realizado pela Prefeitura de Florianópolis. Duas estudantes formadas também ingressaram em cursos superiores de tecnologia.
Mentora do Mulheres ACATE, a empreendedora Georgia Maria Ferro Benetti destacou a sua experiência com a aluna Thicyane Luz, que conseguiu entrar no mercado de trabalho através do programa. “Através das mentorias e junto a Thicyane, aprendi muito sobre a entrada no mercado de trabalho em tecnologia. Com reflexão, trabalho e estratégia, hoje ela está contratada, mas antes tivemos que trabalhar algumas questões e fortalecer nosso networking. Enfim, foi uma participação em que tive muitos ganhos pessoais, profissionais e, também, a sensacional oportunidade de aprender na prática sobre como construir um início de carreira, além de como o ecossistema de inovação de Florianópolis recebe e deseja receber esses profissionais iniciantes”.
A jovem Thicyane Luz foi contratada pela empresa Dataforall, associada à ACATE, e conta que Georgia continua a ser sua mentora após a conclusão do programa. “Ela me mostrou várias possibilidades, para eu não ter medo de arriscar em relação à carreira. Criamos um laço muito forte e sou muito grata a todas as palavras e os ensinamentos que ela deu para mim”. Ela acrescenta a importância das mentorias das integrantes do grupo da ACATE: “Mulheres inspirando mulheres”.
Os selecionados para o <tectrampo/> são pessoas em situação de vulnerabilidade social que tem no projeto a oportunidade de apoio, por exemplo, através do empréstimo e doação de computadores para participantes que não o possuíam. O projeto ainda garantiu renda às jovens, por meio de uma bolsa de R$ 1.100,00 durante o período do curso.
Além da inclusão social e diversidade, o projeto tem como diferencial um olhar integral para a situação das pessoas jovens apoiadas e suas realidades. Assim, uma série de apoios realizados por uma equipe constituída por educador, psicóloga e assistente social, deram suporte ao processo de desenvolvimento e aos desafios enfrentados pelas/os jovens das turmas. Ainda, formações e atividades complementares, alinhadas com o perfil das turmas, foram realizadas buscando uma formação cidadã e uma maior qualidade de vida dos jovens.
O apoio financeiro aos estudantes foi realizado através dos recursos obtidos pela venda e patrocínios do livro “Ponte para a Inovação”, dos autores-organizadores Daniel Leipnitz e Rodrigo Lóssio. Além do livro, foram financiadores do projeto as empresas Involves, Cheesecake Labs e a pessoa física M. H. S. Santos. O projeto também contou com a parceria educacional da Sirius, instituição de ensino em tecnologia, e da Trybe, escola de programação online.
A ACATE e a formação de talentos
O <tectrampo/> também contou com a parceria da ACATE por meio da Vice-Presidência de Talentos, exercida por Moacir Marafon, e o grupo Mulheres ACATE através das mentorias.
A formação de talentos é um dos principais focos de atividades da ACATE até 2025 em parceria com outras organizações do setor, instituições formadoras, governos estaduais e municipais. Com cerca de 15 iniciativas apoiadas, quase 10 mil pessoas foram impactadas por meio da educação tecnológica em 2022.
Para a próxima edição do projeto <tectrampo/>, novas empresas poderão apoiar a qualificação de jovens e ajudá-los a se conectar com o mercado de trabalho de tecnologia. Para saber mais sobre como fomentar a formação de talentos por meio desta e outras iniciativas de capacitação, entre em contato pelo e-mail [email protected].
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil e pode apoiar a formação de novos profissionais do setor de tecnologia. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.