Nova solução permite que empresas validem modelo de negócio com baixo custo antes de se tornarem fintechs
Nem todas as empresas que desejam oferecer serviços financeiros para os clientes, como conta digital, emissão de boletos e transações por PIX, estão preparadas para investir ou gerenciar um core banking completo. Antes de passar pelo processo de fintechzação, um supermercado, por exemplo, pode querer validar o modelo de negócio. De olho nesse mercado, a CashWay, techfin com sede em Florianópolis/SC, lançou o Fintech Hub, um produto que permite às empresas oferecerem serviços financeiros, sem a necessidade de montar toda estrutura para constituir uma Instituição de Pagamento (IP).
Por meio de APIs (Interface de Programação de Aplicação), a empresa pode montar um MVP do projeto e disponibilizar a experiência financeira para os clientes com um baixo investimento. Segundo Camila Maria Rodrigues da Silva, Coordenadora de Vendas da CashWay, é uma oportunidade para quem deseja um produto mais simplificado. “Se uma corretora de seguros, por exemplo, vê que as funções de banking podem ser interessantes para os seus clientes, mas a contração de um sistema completo inviabiliza este projeto, ela agora tem a opção de investir somente na API”, explica.
A solução entra no mercado em um bom momento. Apesar das fintechs ainda continuarem chamando a atenção dos investidores, o número total de aportes em startups no Brasil no primeiro trimestre deste ano foi bem menor do que no ano passado. Ao todo, foram 91 rodadas de investimento que somaram US$ 247 milhões, uma queda de 86% em relação a 2022, segundo o relatório Inside Venture Capital, da Distrito. “Sabemos que há um cenário de preocupação dos empresários em fazer grandes investimentos. Com este novo produto, a CashWay entende que vai agregar valor para as empresas com baixo custo e dar a oportunidade para que elas não só ofereçam mais facilidades para os clientes, com serviços financeiros, mas também possam validar um modelo de negócios antes de dar passos maiores”, explica Camila.
Segurança nas transações
Apesar de simplificado, o Fintech Hub conta com todos os processos de segurança de transações que fazem parte do onboarding digital da CashWay. Tudo o que envolve o envio de documentos, análise de selfie e liveness (prova de vida) faz parte dessa etapa de cadastro, quando são feitas as validações iniciais, como captura de CPF, facematch e a verificação se existe uma pessoa real por trás da câmera. A solução também utiliza Inteligência Artificial (IA) na etapa de documentoscopia — a observação da grafia e disposição de regras de um documento para comprovar que é verdadeiro.
Sobre a CashWay
Fundada em Florianópolis/SC em 2019, a CashWay nasceu da fusão entre a Leosoft e a Biti, com mais de 20 anos de serviços consolidados. A empresa oferece soluções focadas em atender as demandas de Instituições de Pagamento e Instituições Financeiras, dentre elas, Cooperativas de Crédito, Fintechs e SCDs. Por meio do sistema é possível ter uma plataforma completa de gerenciamento bancário, com módulos focados na gestão interna da instituição, com recursos de contabilidade, rotinas operacionais, aplicativo e internet banking.
O propósito da empresa é democratizar o acesso a serviços financeiros, levando tecnologia aos pequenos negócios com acessibilidade, praticidade e baixo custo. O trabalho da CashWay rendeu alguns prêmios em 2021, como o Prêmio Darwin Way e o Prêmio Invisto. Hoje, a CashWay é uma empresa associada à ACATE e participante da Vertical de Negócios Fintech.
A Vertical Fintech
A Vertical Fintech é composta por mais de 70 empresas de tecnologia para o setor financeiro, um dos mercados que mais geram inovação para empresas e consumidores no mundo: as Fintechs. A Vertical conta com participação de grandes empresas e startups que atuam com meios de pagamento, soluções blockchain, análise de dados, além de aceleradoras, companhias públicas e privadas e diversos outros negócios. Em conjunto, os participantes levam mentoria para startups, debatem regulamentações e demandas e ajudam a tornar este espaço uma referência em inovação e tecnologia para o mercado financeiro. Para saber mais, clique aqui.
A ACATE
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.