Novas incubadas buscam crescimento organizado dentro do MIDI Tecnológico
Possibilidade de articulação e integração entre empresas também é atrativo
Possibilidade de articulação e integração entre empresas também é atrativo
O MIDI Tecnológico, incubadora administrada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e cuja instituição mantenedora é o Sebrae/SC, passou a contar em março deste ano com duas novas empresas no seu quadro de incubadas: a residente Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil e a virtual SIMB Tecnologia. Em quase 15 anos, o MIDI já contribuiu com a chegada ao mercado de 69 empresas graduadas e, atualmente, conta com 18 empresas incubadas, sendo 10 residentes e oito virtuais.
O processo de incubação da Aquarela teve início em setembro de 2012, com a entrega da documentação para a participação no processo seletivo. “Decidimos que para dar continuidade ao amadurecimento da empresa, a incubação seria o melhor caminho”, conta o sócio da incubada, Eládio Isoppo. A aprovação aconteceu em dezembro de 2012 e a mudança para a sede do MIDI Tecnológico aconteceu em março deste ano.
Gestão e inovação
A Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil se posiciona como uma empresa de Engenharia e Gestão do Conhecimento, que desenvolve soluções tecnológicas inovadoras. O seu primeiro produto, que está em estágio de desenvolvimento, é um software de gestão de documentos, que faz uso de tecnologia de computação em nuvem e plataformas móveis, servindo tanto para pequenas empresas, quanto para as pessoas em geral. A incubada ainda oferece serviços de consultoria nas áreas de Web Semântica ou Web 3.0, desenvolvimento de ontologias, BI (Business Intelligence), Data Mining orientado por modelos semânticos, além de apoio metodológico para o ciclo de vida da inovação nas empresas.
“Esperamos que o MIDI Tecnológico contribua para o crescimento da Aquarela, por meio das oportunidades de capacitação, consultorias, dentre outros incentivos existentes”, conta. Isoppo também acredita que as experiências das demais incubadas poderão contribuir nesse processo, estabelecendo a formação de uma rede de intercooperação.
História Aquarela
Fundada em 2010, em Florianópolis, a Aquarela Inovação Tecnológica do Brasil é uma empresa emergente de tecnologia e inovação, que faz uso intensivo de práticas e técnicas de engenharia e gestão do conhecimento. Possui foco em projetar a arquitetura da informação de seus clientes, utiliza tecnologias e metodologias em estado da arte.
Sua equipe é composta por três sócios fundadores, os quais ocupam os cargos diretivos e de desenvolvimento da empresa. “Estamos planejando para o mês de abril a entrada de mais dois profissionais especializados no desenvolvimento de software. Então, ao final de 2013 a equipe da Aquarela contará com sete profissionais”, finaliza.
Soluções integradas
Segundo o sócio da SIMB Tecnologia, Rafael Besen, a empresa identificou necessidades organizacionais, decorrentes do crescimento e esse foi um dos principais motivos para procurarem a incubadora. “Todo o suporte do MIDI Tecnológico nos permite crescer de forma ordenada e nos estabelecer no mercado como uma empresa com estrutura sólida”. Para Besen, outro benefício da incubação é a aproximação com outras startups da região, que possibilitará a troca de experiências, a aceleração do aprendizado, além de parcerias tecnológicas e comerciais.
“Acredito que sermos incubados nos abre outras portas para a captação de recursos, como fundos de investimento e editais de subvenção. Com a experiência e o relacionamento dos profissionais ligados ao MIDI e à ACATE, podemos trabalhar melhor os projetos aumentando a possibilidade de aprovação e trazendo mais investimentos para nossa região”, destacou.
A SIMB Tecnologia atua em diferentes setores do mercado, como óleo e gás, energia, aeroportos e defesa civil, desenvolvendo soluções focadas em telecomunicações e no monitoramento e automação de ambientes. Segundo o sócio, a principal solução da empresa atualmente integra diferentes sistemas, como telefonia, rádio e vídeo, até monitoramento de ambiente, por meio de sensores e controle de sistemas automatizados, atuando sempre através de integração com produtos de terceiros. “Esperamos que a experiência da incubação nos proporcione um crescimento mais organizado, bom relacionamento com empresas e empresários da região e uma maior visibilidade no mercado”, afirma Besen.
História SIMB
A SIMB foi criada em 2008, inicialmente para atender demandas vindas de parceiros comerciais. A operação começou efetivamente em 2010, quando o principal produto foi finalizado e colocado à disposição do mercado; em 2011 foram realizadas as primeiras vendas. Atualmente, a SIMB está localizada no bairro Santa Mônica, conta com 10 colaboradores e atende clientes como Petrobrás, Itaú, Braskem e Infraero.
O MIDI Tecnológico
A incubadora, que tem como foco apoiar empresas nascentes de base tecnológica, oferece infraestrutura física para as empresas residentes, além de consultorias em diferentes áreas, treinamentos e oportunidades de negócios, promovendo a aproximação das empresas com fundos de investimentos, além de outros benefícios. A partir de dados apurados em 2011, o MIDI acredita que as empresas incubadas e graduadas alcançaram um faturamento de cerca de R$ 60 milhões e viabilizaram cerca de 4, 6 mil empregos diretos e indiretos.