Novo presidente do Blusoft quer atrair mais startups para a entidade
*Texto publicado pelo colunista Pedro Machado no Jornal de Santa Catarina
O empresário Henrique Bilbao, de 32 anos, foi eleito na tarde desta segunda-feira, em chapa de consenso, presidente da entidade para os próximos três anos. Ele substitui Joe Linder, da Edusoft, e terá como vice João Luiz Kornely, um dos sócios da HBSIS. A posse está marcada para o dia 2 de janeiro.
Historicamente, a presidência do Blusoft costumava ser ocupada por representantes de médias e grandes empresas de software. A escolha por Henrique, que vem de uma startup que desenvolve uma solução de atendimento a clientes com base em inteligência artificial, simboliza um olhar mais atento da entidade à agilidade trazida pelos pequenos negócios e também indica uma mudança de perfil para fazer frente aos novos desafios do segmento. O novo presidente vinha sendo preparado para o cargo há pelo menos um ano.
Um dos principais desafios de Henrique é colaborar para o fortalecimento do ecossistema de inovação de Blumenau em conjunto com outras entidades, como o Instituto Gene e a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate). Para isso, ele quer atrair mais startups para dentro do Blusoft – hoje quase não há esse tipo de negócio no quadro de pouco mais de 80 associados. Como incentivo, promete isentá-las de mensalidade no primeiro ano como sócias.
Aliás
A assembleia desta segunda-feira que confirmou a eleição de Henrique também oficializou a mudança de endereço do Blusoft. A entidade já havia saído do prédio na Rua 2 de Setembro para se juntar ao Instituto Gene.