Observatório SOFTEX lança em Brasília o Estudo “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva”
O Observatório SOFTEX, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, apresenta no próximo dia 26, quinta-feira, às 9h30, no Auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (Esplanada dos Ministérios, Bloco E), em Brasília, as conclusões de um trabalho inédito sobre o setor de software e serviços de TI no Brasil.
O Observatório SOFTEX, unidade de estudos e pesquisas da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro, apresenta no próximo dia 26, quinta-feira, às 9h30, no Auditório do Ministério da Ciência e Tecnologia (Esplanada dos Ministérios, Bloco E), em Brasília, as conclusões de um trabalho inédito sobre o setor de software e serviços de TI no Brasil.
O lançamento do estudo “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva” contará com as presenças de Sérgio Machado Rezende, ministro da Ciência e Tecnologia, de Waldemar Borges Rodrigues Neto e de Arnaldo Bacha, respectivamente presidente e vice-presidente executivo da SOFTEX.
Na oportunidade, Virgínia Duarte, gerente de projeto da SOFTEX, detalhará as principais conclusões do levantamento, que ao utilizar uma metodologia inovadora simplificou o cruzamento de dados com institutos de pesquisa e organismos oficiais brasileiros e internacionais.
Dividida em 15 capítulos, “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva” reúne números, análises e projeções que traçam uma radiografia precisa do setor de software e serviços de TI sobre temas diversos, entre os quais o total de empresas que atuam no segmento, número de empregos gerados, capacitação, mão de obra, acesso a recursos financeiros, competências nacionais e qualidade.
Abrangente a publicação é composta por seis partes: a indústria brasileira de software e serviços de TI (IBSS); software e serviços de TI como atividade secundária nas empresas (NIBSS); capacitação e competências para o setor de software e serviços de TI; cenários e projeções; adoção e uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs); e marco institucional para o setor de software e serviços de TI.
“Até agora não dispúnhamos de informações essenciais e confiáveis, levantadas a partir de uma metodologia internacional padronizada sobre a indústria de software e serviços de TI. Com essa publicação, e com as complementações que virão em seguida, poderemos mudar esse quadro e oferecer ao setor público e privado dados fundamentais para apoiá-los na tomada de decisões de negócios e também na definição e na implementação de políticas setoriais”, explica Arnaldo Bacha de Almeida, vice-presidente executivo da SOFTEX.
A publicação do primeiro volume do estudo “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva” é um dos resultados do Projeto SIBSS-SOFTEX (Sistema de Informação da Indústria Brasileira de Software e Serviços de TI), iniciado em 2007 sob coordenação do Observatório SOFTEX. A realização do Projeto conta com apoio e recursos financeiros do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), através da Secretaria de Política de Informática (SEPIN).
“Além de ampliar o escopo e a qualidade dos dados e das informações disponíveis para a elaboração de políticas públicas, o Observatório SOFTEX pretende se transformar na principal fonte de referência para as empresas, para a mídia nacional e internacional e para as pesquisas acadêmicas, auxiliando no fortalecimento da imagem do software e serviços de TI brasileiros”, destaca Virgínia Duarte, gerente de projeto da SOFTEX.
Para acompanhar a cerimônia de lançamento oficial do estudo “Software e Serviços de TI: A Indústria Brasileira em Perspectiva” é preciso confirmar presença antecipadamente pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (61) 3317-7560.
Assessoria de Imprensa da SOFTEX