ACATE e Canadá: Parceria com Consulado e instituição de inovação potencializa intercâmbio de empresas
A ACATE, em parceria com o Consulado canadense e o Mitacs, organização sem fins lucrativos de desenvolvimento e inovação do Canadá, firmaram um acordo que torna a ACATE um hub oficial no Brasil para o relacionamento com o ecossistema do país. A parceria irá potencializar conexões entre os dois países por meio de intercâmbio de empresas, missões e incentivos à pesquisa.
O acordo foi anunciado no último dia 29 de março, durante o South Summit Brazil, em Porto Alegre, onde o presidente da ACATE, Iomani Engelmann, o diretor executivo da Associação, Gabriel Sant’Ana, e o embaixador do Canadá no Brasil, Emmanuel Kamarianakis, realizaram um encontro. A parceria entre as organizações dos dois países também foi intermediada pelo vice-presidente de Internacionalização da ACATE, Henrique Bilbao.
“Este é um grande feito para Santa Catarina. Pois nos tornamos um hub receptor de startups canadenses no Brasil para que elas possam fazer pesquisa de mercado e outras atividades em nosso ecossistema”, explica Henrique Bilbao. O vice- presidente de Internacionalização também acrescenta que uma das primeiras ações da iniciativa será a vinda de empresas do país norte-americano para o Startup Summit 2023, entre os dias 23 e 25 de agosto, em Florianópolis.
A conexão entre o Brasil e o Canadá também irá gerar oportunidades para empresas de Santa Catarina, que poderão realizar missões e participação em um dos principais eventos de inovação da América, o Collision Conference, que será realizado em Toronto, entre 26 e 29 de junho.
A iniciativa ainda estrutura formas de incentivar atividades de pesquisa nos dois países e qualificações para brasileiros no Canadá. Ponto focal da parceria, o Mitacs é uma organização canadense que conecta academia, setor privado, indústria e o governo no fomento à geração de negócios, financiamento para inovações de ponta e criação de oportunidades de trabalho para estudantes universitários e pós-doutorandos.
“O Mitacs se dedica a empoderar inovação por meio de parcerias que geram soluções para os problemas mais urgentes do mundo”, explica John Hepburn, CEO do Mitacs. “Estamos entusiasmados em trabalhar com a ACATE para ajudar startups a explorar o potencial dos mercados internacionais e a estabelecer colaborações que serão mutuamente benéficas para o Canadá e o Brasil.”
Para incentivar a internacionalização, a instituição possui o programa Mitacs Entrepreneur International, o qual apoia financeiramente startups vinculadas a hubs de inovação e instituições de ensino canadenses na exploração de mercados internacionais junto a incubadoras, aceleradoras e hubs situados em países estrangeiros. Com a parceria, a ACATE e o ecossistema catarinense passam a ser um dos destinos para estas empresas, assim como China, União Europeia, Hong Kong, Índia, Macau, Nova Zelândia, Cingapura, Taiwan, Reino Unido, entre outros.
No Canadá, a ACATE também é parceira do hub The Accelerator Centre, localizado em Waterloo. A aceleradora canadense é uma das melhores do mundo, de acordo com a UBI Global, e facilita o networking para negócios, abre portas para possíveis investimentos e garante espaços físicos para empresas associadas à ACATE.
A ACATE
Ao fazer parte da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), você passa a integrar o melhor hub de inovação do Brasil. Aqui, criamos o amanhã que o mundo precisa junto com outras empresas líderes do mercado e startups inovadoras.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.