Parlamentares vêm na TI uma oportunidade para gerenciar gabinetes
Em Santa Catarina, o software IPOL (Inteligência Política) tem facilitado a vida cotidiana nos gabinetes e o contato com os eleitores. “É um sistema muito simples de ser utilizado.
Em Santa Catarina, o software IPOL (Inteligência Política) tem facilitado a vida cotidiana nos gabinetes e o contato com os eleitores. “É um sistema muito simples de ser utilizado. Os principais benefícios oferecidos são a troca de informações, sugestões e documentos em tempo real entre a equipe de trabalho”, revela Joares Ponticelli, deputado estadual e líder do PP na Assembléia Legislativa de Santa Catarina (Alesc).
Ponticelli conta que o IPOL auxilia na organização das atividades de seu gabinete, facilitando a interação entre funcionários e melhorando a qualidade de atendimento ao cidadão, além de permitir que a equipe tenha acesso ao cadastro e a agenda do deputado de qualquer computador, em qualquer lugar. “O IPOL ajuda a construir uma base de informações organizada para utilização em campanhas futuras”, salienta Ponticelli.
No último pleito, realizado em outubro, o IPOL auxiliou o vereador de Florianópolis, João Aurélio Valente Júnior (PP), na conquista de mais um mandato. Valente recebeu 3.678 votos, sendo o quinto mais bem votado na capital.
Para o vereador, o ponto forte da ferramenta está na organização e centralização das solicitações e processos. "O IPOL agiliza nosso trabalho, com a organização e centralização dos dados, pois hoje todo o andamento do gabinete pode ser visualizado dentro da ferramenta, ficando mais fácil de dar prosseguimento e cobrar o andamento dos trabalhos", avalia.
Ele conta ainda que, antes do IPOL, os compromissos eram registrados em uma agenda comum e a lista de pendências era feita em documentos do Word ou Excel. Depois que o IPOL foi implantado em seu gabinete, as mudanças começaram a aparecer. "O trabalho dos funcionários ficou mais fácil de ser visualizado e a geração de relatórios mostra o que acontece no gabinete", avalia o vereador.
Inteligência Política
Muitos sistemas de gestão informatizados instalados em gabinetes de agentes políticos contam com os dispositivos básicos que consistem no cadastro de eleitores e entidades, acompanhamento de solicitações e agenda. Já o IPOL, além desses dispositivos, possui uma série de incrementos técnicos que permite o funcionamento on-line e oferece a facilidade da plena interatividade entre os módulos. Um exemplo é que, com o IPOL, cada assessor parlamentar terá em uma única ferramenta o monitoramento de todas as tarefas que estão sob a sua guarda.
Frederico Biehl, sócio da empresa Sintonia, que desenvolve o software, explica ainda que a ferramenta se aplica a gabinetes de todos os portes e não há restrição para partidos. “Nossa idéia é permitir uma boa comunicação entre eleitor e parlamentar, não importando se estamos falando de grandes políticos ou daqueles que ainda estão começando a vida parlamentar”, avalia Biehl.
Sintonia
A Sintonia Consultoria desenvolve soluções tecnológicas para gestão de informações no ambiente político. A empresa está ligada ao MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), considerada a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2008.
Para conhecer a ferramenta, acesse www.ipol.com.br.