Polo ACATE de Blumenau promove hackathon em parceria com empresas e universidade
O Hackathon: Trilha da Inovação foi o primeiro evento do tipo no Centro de Inovação Blumenau (CIB) e foi realizado através da parceria entre a Universidade Regional de Blumenau (Furb) e a empresa Zirkua, no último dia 10 de setembro. A ação conectou estudantes, empresas e mentores no desenvolvimento de ideias e soluções de problemas.
Henrique Bilbao, presidente do Polo BLUSOFT ACATE destacou o impacto da iniciativa. “Termos a oportunidade de conectar universitários, comunidade com empresas é fantástico. Grandes sugestões foram apresentadas pelas equipes para resolução de problemas apresentados por empresas. O Hackathon da trilha do conhecimento veio para ficar”, finaliza Bilbao.
“Foi um final de semana eletrizante. Foram momentos especiais em que todos tiveram a oportunidade de mostrar suas potencialidades”, afirma Thiago Bettega Linares, da empresa Zirkua, sobre a experiência do hackathon. Linares foi um dos responsáveis por comandar a ação, juntamente com Rafael Silva, empreendedor especialista em investimento anjo, head de Startups na Blusoft e head de Comunidade no Instituto Gene, instituição responsável pelo desenvolvimento e geração de negócios através de programas, por exemplo, de incubação em parceria com a Rede MIDITEC. O presidente do Conselho de Administração do Instituto Gene, Udo Schroeder, e a reitora da Furb, Marcia Sardá Espíndola, também se fizeram presentes no evento.
Rafael Silva ressalta a como foi vivenciar este evento. “A energia que foi produzida em 24h e as conexões que nasceram por quem participou, seja empresa, alunos ou mentores foi disruptivo”, afirma Silva.
Ainda no primeiro dia, os participantes receberam os desafios para serem resolvidos em 24 horas. As informações dos desafios foram todas inseridas pelos estudantes na plataforma Idealizei, lançada oficialmente durante o evento, e por onde os avaliadores tiveram acesso às ideias, que foram apresentadas em pitch ao final das 24 horas. Os participantes receberam apoio da Unimed, empresa residente do CIB, durante o período através do robô Lara, responsável pela triagem, e de uma sala para descanso das equipes.
A equipe vencedora foi a Saude.Mais, que recebeu como premiação R$ 6 mil. A segunda colocada foi a Greencircle que ganhou R$ 4 mil. Outras cinco equipes participaram do evento, que também contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Rede de Centros de Inovação.