Polo tecnológico de Florianópolis recebe comitiva de Berlim para promoção de negócios
Na próxima segunda-feira, 21, Florianópolis e Joinville recebem representantes de empresas e de instituições de pesquisa da região de Berlim-Brandeburgo, na Alemanha, interessados em fazer projetos c
Na próxima segunda-feira, 21, Florianópolis e Joinville recebem representantes de empresas e de instituições de pesquisa da região de Berlim-Brandeburgo, na Alemanha, interessados em fazer projetos conjuntos com empresas catarinenses. A visita é uma atividade paralela ao 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, que ocorre de 20 a 22 em Joinville.
A agência Berlin Partner – instituição público-privada responsável por promover a cooperação internacional das empresas da região de Berlim – viu no ecossistema de Santa Catarina um grande potencial para colaboração científica e tecnológica de inovação. Em outubro de 2014, foram assinados em Florianópolis acordos de cooperação entre o Estado de Berlim e Santa Catarina, e entre FAPESC, Fundação CERTI e Berlin Partner. A área de maior interesse dos alemães é a de fotônica, cujas aplicações incluem telecomunicações, tecnologias militares, robótica, processamento de informações, agricultura, metrologia e medicina.
Nesta segunda missão a Santa Catarina, a delegação alemã conhece os laboratórios e a incubadora de empresas da Fundação CERTI, instituição facilitadora das conversas entre alemães e catarinenses e, ainda no dia 21, participa de workshop com empresas interessadas em se internacionalizar e em desenvolver negócios com aquela região da Alemanha. Os europeus estão abertos a dialogar com pequenas, médias e grandes empresas catarinenses de diferentes setores tecnológicos. A programação do evento, que será realizado na incubadora CELTA, pode ser acessada em http://bit.ly/workshop_berlim_florianopolis.
O 33º Encontro Econômico Brasil-Alemanha, organizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e sua congênere alemã Bundesverband der Deutchen Industrie (BDI), é realizado anualmente desde 1982 de forma alternada, sendo um ano no Brasil e outro na Alemanha. Neste ano, a FIESC é responsável pela organização e iniciativas para atrair visitantes alemães.