Portal de Comércio Eletrônico da Paradigma traz economia e melhora atendimento da FEMSA
Após um intenso trabalho de implantação que consumiu seis meses, o portal de comércio eletrônico da FEMSA – principal cervejaria do México e que atua no Brasil com as marcas Kaiser, Bavária, Heineken, Xingu, Sol, Summer entre outras – conseguiu reduzir o tempo de processamento de pedidos de compra e agilizar os processos logísticos, conquistando um índice de satisfação do cliente de 96% em pesquisa realizada recentemente pela companhia.
Após um intenso trabalho de implantação que consumiu seis meses, o portal de comércio eletrônico da FEMSA – principal cervejaria do México e que atua no Brasil com as marcas Kaiser, Bavária, Heineken, Xingu, Sol, Summer entre outras – conseguiu reduzir o tempo de processamento de pedidos de compra e agilizar os processos logísticos, conquistando um índice de satisfação do cliente de 96% em pesquisa realizada recentemente pela companhia.
Desenvolvida com a tecnologia Web Business Center (WBC) da Paradigma – empresa especializada em soluções de relacionamentos e negócios eletrônicos – o portal da FEMSA reúne cerca de mil empresas, entre distribuidoras, franqueados e clientes, que geram um volume de 17 mil pedidos, desde a sua implantação.
Para Rogério Teixeira, Diretor de Logística Corporativa da organização, o objetivo agora é atingir 100% no índice de satisfação nos próximos seis meses. “Por melhor que seja nosso conhecimento dos processos envolvidos, é a real necessidade dos clientes que está orientando o desenvolvimento do projeto. É esta postura que nos permitirá elevar o índice de satisfação à excelência”.
Com a otimização das atividades operacionais, o foco do projeto agora estará voltado aos processos analíticos e a expansão da solução para outras áreas de empresa, como o Financeiro. “O primeiro passo será utilizar o portal Paradigma WBC em sua plenitude, estabelecendo mecanismos de controle de ativos, gerenciamento de trocas e bonificações, por exemplo. Depois, iremos ampliar a integração da plataforma com nosso sistema de gestão empresarial”, afirma Teixeira.
Sobre a FEMSA Cerveja Brasil
A FEMSA Cerveza é a principal cervejaria do México e produz marcas de renome internacional como Tecate, Sol, Carta Blanca, Bohemia, Dos Equis, Superior e Índio. Em 2006, a FEMSA adquiriu o controle das Cervejarias Kaiser Brasil, agora denominada FEMSA Cerveja Brasil. A cervejaria brasileira possui oito fábricas localizadas em Jacareí (SP), Araraquara (SP), Gravataí (RS), Ponta Grossa (PR), Cuiabá (MT), Feira de Santana (BA), Pacatuba (CE) e Manaus (AM) com capacidade total de produção de 19 milhões de hectolitros.
Com um dos portfólios mais completos do mercado, a FEMSA Cerveja Brasil fabrica Kaiser, Gold, Bavaria Clássica, Bavaria sem Álcool, Bavaria Premium, Heineken, Santa Cerva, Xingu, Sol e Summer, além de importar a mexicana Dos Equis. A empresa conta com a distribuição do Sistema Coca-Cola e foi a primeira do segmento no Brasil a estampar o número do atendimento ao consumidor nos rótulos de seus produtos. Atualmente, a FEMSA Cerveja Brasil gera cerca de 2 mil empregos.
A planta de Jacareí é a maior da companhia no Brasil, com uma capacidade de produção mensal de 67 milhões de litros de cerveja. A unidade produz Sol, Kaiser, Kaiser Bock, Bavaria Clássica, Bavaria Premium, Summer Draft, Gold, SOL Premium e Xingu. Além disso, é a única fábrica no País que produz Heineken. Em 21 anos de atuação, a unidade possui certificados como ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente), OHSAS 18001 (saúde e segurança) e SQCC (Sistema de Qualidade Coca-Cola). Além disso, a planta possui uma área de reserva legal nativa, que corresponde a 10 campos de futebol, em acordo com o Departamento Estadual de Preservação dos Recursos Naturais (DPERN). No local há 7.000 mil mudas de árvores nativas e frutíferas e também uma estação de tratamento de despejos industriais, que possui capacidade de remoção de resíduos orgânicos com 99% de eficiência.
Sobre a Paradigma
Fundada em 1998, a Paradigma atende grandes projetos de negociação e relacionamentos eletrônicos para os setores públicos e privados, com foco principal nos segmentos de energia, governo (federal, estaduais e municipais) e empresas da cadeia de valor. A companhia ainda tem atuação destacada no mercado de capitais brasileiro, atendendo importantes projetos como a BBM – Bolsa brasileira de Mercadorias e o Tesouro Direto da BMF&Bovespa. Com unidades em Florianópolis (SC), São Paulo (SP), a empresa atua em todo o território nacional, e através de parceiros no exterior, com exportações para três continentes. A empresa é responsável pelos mega-leilões de energia elétrica que comercializaram mais de R$ 400 Bilhões nos últimos cinco anos e lidera o mercado de e-procurement/compras eletrônicas e integração da cadeia de valor, com dezenas de projetos em organizações públicas e privadas.
A empresa especializou-se em desenvolver modelos e apresentar soluções de processos de negócios e relacionamentos eletrônicos a partir da plataforma Paradigma WBC – Web Business Center, que contempla 14 modalidades transacionais para compras e vendas eletrônicas, além de módulos para gestão de usuários, de catálogos de produtos e de cadastro de empresas parceiras de negócio (clientes e/ou fornecedores). Completam a plataforma módulos de BI – Business Intelligence, workflow de processos, gestor de portal e de conteúdo, ferramentas de busca e de pesquisa dirigida, solução de integração com legados (A2A), ou parceiros (EAI). Desenvolve aplicativos e presta serviços apoiados em tecnologias de ponta como web services e mobile. Em dez anos de mercado, a empresa acumulou grande experiência com mais de 150 projetos atendidos e mais de 20 premiações recebidas no Brasil e no Exterior pela relevância dos projetos que atende e a tecnologia “world class” aplicada a seus produtos.
Em 2010 a Paradigma lança o projeto www.ClicBusiness.com, trazendo mais uma inovação ao mercado de e-procurement e e-sales com uma inédita solução de “collaborative sourcing on demand”. Através da tecnologia de “web service” a plataforma Paradigma WBC passa ser oferecida por este portal na forma de “SaaS – Software as a Service”, conectando uma comunidade 200 mil empresas que operam negócios eletrônicos sem qualquer intermediação, relacionando-se com privacidade e personalização em cada portal de e-procurement associado ao serviço, movimentando cerca de R$ 1,0 Bilhão em 100 mil processos de compra por ano.
Para mais informações acesse: www.paradigmabs.com.br
Assessoria de Imprensa da Paradigma