Potencial empreendedor e tecnológico brasileiro é destaque em evento nos EUA
Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), da Brazil Innovators, e da Bay Brazil, o Brasil Summit 2013 reuniu na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, mais de 200 convidados, entre empresários brasileiros e da região do Vale do Silício, influenciadores locais e representantes dos governos do Bra
Organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), com apoio da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex), da Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (BRASSCOM), da Associação Brasileira de Private Equity e Venture Capital (ABVCAP), da Brazil Innovators, e da Bay Brazil, o Brasil Summit 2013 reuniu na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, mais de 200 convidados, entre empresários brasileiros e da região do Vale do Silício, influenciadores locais e representantes dos governos do Brasil e dos Estados Unidos.
A proposta do encontro, ocorrido no final de agosto, foi estimular o desenvolvimento de negócios, a atração de investimentos e a formação de alianças estratégicas para empresas brasileiras de alta base tecnológica. Na oportunidade, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) inaugurou seu Centro de Negócios (CN) em São Francisco, que servirá como ponto de apoio para empresas brasileiras que priorizam a Costa-Oeste norte-americana como mercado-alvo e oferecerá serviços de suporte à internacionalização, inteligência de mercado, promoção comercial e acesso a mercados. Ele também abrigará o Espaço Start-Up Brasil, criado pelo MCTI, e fará a ponte entre as companhias nacionais e potenciais investidores da região da Costa Oeste dos Estados Unidos.
Na abertura do Brasil Summit 2013, o presidente da Apex-Brasil, Mauricio Borges, destacou a importância de governos e empresas criarem estratégias de tecnologia da informação e telecomunicações (TIC) centralizadas em processos de inovação. “Um setor de TIC forte pode acelerar o desenvolvimento do país, e os empresários brasileiros parecem ter percebido isso. Governo, Academia, o setor de TIC e os empreendedores podem colaborar para a criação de modelos de negócios baseados em tecnologia ainda mais fortes”, afirmou.
A agenda do evento incluiu os painéis “Brasil como Mercado Estratégico”, com a participação de representantes do Google, Facebook, Linkedin, Evernote e da revista Fortune; e “Brasil como destino de pesquisa e desenvolvimento”, com executivos da Microsoft, IBM, Qualcomm e do Nearshore Americas.
A programação foi complementada com o Brasil IT+ Seminar, que discutiu o papel da Tecnologia da Informação (TI) brasileira como parceria estratégica para as empresas do Vale do Silício. Foram apresentadas as oportunidades e potencialidades do setor de TI no Brasil a partir da exposição de casos de sucesso e o posicionamento da Apex-Brasil, em parceria com a SOFTEX e a Brasscom, para fomentar o desenvolvimento de negócios e a competitividade por meio da internacionalização do setor.
“Os Estados Unidos são o principal mercado-alvo de nossas ações de internacionalização. Acreditamos que essa aproximação entre empresas brasileiras e norte-americanas do Vale do Silício pode ser extremamente benéfica, principalmente sob a ótica da inovação e do intercâmbio tecnológico, para que possamos tornar a nossa indústria mais competitiva, tanto nacional como globalmente, e pronta para enfrentar os grandes players mundiais”, avalia Gláucia Chiliatto, gerente-executiva Internacional da Softex e uma das palestrantes do Brasil IT+ Seminar, citando como exemplos os estudos de caso apresentados sobre a Stefanini IT Solutions Group, CI&T/J&J, Movile e TOTVS.