Preciso de um profissional generalista, e agora?
Por Daniela Pacheco
Atrair e contratar profissionais certos para cada cargo faz parte da estratégia de crescimento de uma organização. A tarefa normalmente é desenvolvida por profissionais da área de Recursos Humanos que diariamente desafiam um mercado profissional de muita concorrência, vulnerável e mutável.
Por Daniela Pacheco
Atrair e contratar profissionais certos para cada cargo faz parte da estratégia de crescimento de uma organização. A tarefa normalmente é desenvolvida por profissionais da área de Recursos Humanos que diariamente desafiam um mercado profissional de muita concorrência, vulnerável e mutável.
Organizações estão na busca constante de profissionais qualificados e preparados para os cargos e principalmente pessoas com perfil generalista, ou seja, que possuam visão do todo e que saibam trabalhar em equipe, além de vivência em ferramentas eficazes de gestão. Segundo a experiência de recrutadores, em alguns casos, a busca pode ser trabalhosa e demorada, demandando muita persistência. Mas como encontrar esse tipo de profissional? Então, o desafio está lançado. Muitas empresas estão utilizando-se de ferramentas que apóiam e facilitam o trabalho do recrutador, destacando-se as redes sociais que podem ser uma fonte inesgotável de informações e de variados perfis. Não se pode esquecer que o bom e velho currículo ainda é a “menina dos olhos” dos recrutadores.
A ferramenta Linkedin é hoje muito valorizada por recrutadores que se utilizam de informações importantes para selecionar profissionais para um primeiro contato pessoal. Outra ferramenta é o twitter que é um misto de pessoal e profissional, mas muito menos procurada que o Linkedin. Se estiver na estratégia de recrutamento, o twitter, a empresa recrutadora levará em conta informações como: a qualidade e relevância do conteúdo postado, além da clareza das informações divulgadas. Já a rede Facebook é a mais pessoal delas, mas não pode ser descartada. Nela é possível identificar informações mais particulares do perfil desejado.
Para apoiar a gestão de pessoas, empresas como a Kombo Gestão Estratégica de Pessoas, desenvolveu um software online capaz de trabalhar para o recrutador na busca de currículos. Por meio de seu sistema gratuito (Kombo Grátis) e focado em Recrutamento e Seleção, oportuniza as empresas consulta de currículos (mais de 395 mil), a divulgação automática de suas vagas em portais especializados, redes sociais e diretamente para candidatos de acordo com seus perfis e a disponibilização de espaço personalizado para cadastro de currículos, mesmo que a empresa não possua um site. Além disso, a ferramenta possibilita extração de relatórios para acompanhamento dos cadastros, vagas e os currículos dos candidatos.
As empresas precisam ser ágeis às mudanças do mercado e, portanto necessitam cercar-se de ferramentas que simplifiquem suas operações, aumentando a produtividade. Nesse sentido as novas tecnologias podem ajudar e se tornar ferramenta indispensável no recrutamento e seleção.
www.kombo.com.br
*Daniela Pacheco é jornalista e pós-graduanda em Gestão e Marketing Estratégicos de Negócio.