Prefeitura de Concórdia (SC) lança primeiro portal totalmente unificado do Brasil
O primeiro portal de gestão pública a funcionar de forma totoalmente unificada do Brasil foi lançado em Concordia (SC). O Portal do Cidadão integra as informações do município e os serviços ao cidadão em um canal único, e já registra mais de 400 solicitações ao dia, fora os auto-atendimentos. O novo sistema de gestão foi desenvolvido pela empresa IPM Sistemas de Gestão Pública e implantada na Prefeitura de Concórdia.
O primeiro portal de gestão pública a funcionar de forma totoalmente unificada do Brasil foi lançado em Concordia (SC). O Portal do Cidadão integra as informações do município e os serviços ao cidadão em um canal único, e já registra mais de 400 solicitações ao dia, fora os auto-atendimentos. O novo sistema de gestão foi desenvolvido pela empresa IPM Sistemas de Gestão Pública e implantada na Prefeitura de Concórdia.
O novo portal prioriza o atendimento ao cidadão. São diversos serviços disponíveis para facilitar a vida das pessoas, que não precisam mais se deslocar ao órgão público para solicitar documentos, guias, consertos ou sugerir melhorias na cidade. O objetivo é que o próprio cidadão se auto-atenda, em diversas rotinas, sem depender do operador interno da Prefeitura.
A palataforma contêm programas para peticionar e acompanhar o andamento de processos diversos, que tramitam em formato digital por roteiro seguro, sem papéis e carimbos; para emissão de guias tributárias, negativas de débito, extrato de dívida, extrato de pagamentos realizados pelo contribuinte, valores a receber da Prefeitura e outros. O portal também contém módulos específicos para uso de empresas, escritórios contábeis, bancos, tabelionatos, imobiliárias, servidores públicos e ainda: informa para toda a comunidade os serviços prestados pela Administração e os requisitos e formas para sua obtenção. Alem da veiculação de notícias e informações legais, podendo ser utilizado para emissão de SMS e e-mails aos cidadãos (PUSH).
De acordo com Antônio Begnini, Assessor de Comunicação Social da Prefeitura, o principal objetivo é promover a aproximação das pessoas com o governo. “Buscamos a excelência no serviço público. O portal é uma ferramenta importante nesse processo”, declara.
Para Begnini, o cadastro único é uma das vantagens do novo projeto. “O cidadão se cadastra apenas uma vez e, além de acessar uma gama enorme de possibilidades, passa a receber, via e-mail e celular, diversas notícias e informações sobre a Prefeitura”, diz.
Parte integrante do programa de cidade digital da prefeitura, iniciado há dois anos, o portal em breve deve contar com outras facilidades, como o georreferenciamento. “Será possível visualizar um terreno, por exemplo, e obter todas as informações relativas a ele, inclusive emitir negativas e verificar a viabilidade de construção”, conta Begnini. A ferramenta tecnológica ainda vai facilitar a gestão, já que permitirá um controle mais efetivo dos serviços solicitados pela população. O assessor diz que “será possível saber quantas pessoas moram em determinada residência, qual a faixa etária de cada uma, quantos são eleitores, quantos idosos ou em idade escolar, quantos utilizam o Sistema Único de Saúde, enfim, será possível obter um mapeamento detalhado do município e de seus moradores”.
A meta agora, segundo Begnini, é instalar totens em locais públicos estratégicos para que a população de baixa renda, que não tem acesso a internet em casa ou no celular, também possa ser beneficiada com as facilidades web.
Aldo Luiz Mees, diretor presidente da IPM, lembra que o portal faz parte do Atende.Net, o sistema de gestão desenvolvido e fornecido pela IPM. “Ele representa uma nova fase na prestação de serviços à comunidade, economizando tempo e reduzindo custos para as pessoas e para os Municípios, tudo devidamente controlado. Com ele, as Administrações acabam conhecendo as necessidades dos Munícipes com base em registros realizados diretamente pela população, para um atendimento mais eficaz. Em alguns casos, com informações consistentes, as Administrações podem implementar significativas melhorias, especialmente para focar as ações pró-cidadão”, finaliza.
Sobre a IPM
A IPM Sistemas de Gestão Pública atua desde 1996 no desenvolvimento de soluções para informatização de prefeituras e órgãos públicos. Com sede em Florianópolis, fábrica de software em Rio do Sul (SC) e filial em Cascavel (PR), atualmente ela conta com mais de 200 profissionais de tecnologia e consultores em gestão pública. A IPM é uma das cinco empresas do Brasil a ter o selo de qualidade do Programa Nacional de Apoio a Modernização Fiscal e Administrativa em Órgãos Públicos, o PNAFM. Além disso, possui certificação MPS.BR, que atesta a qualidade e a maturidade do seu software. O Modelo está em conformidade com as Normas Internacionais ISO/IEC 12207 e ISO/IEC 15504.