Prefeitura de Florianópolis investe em projeto inovador para prevenção de lesões por pressão no município
A Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio do Programa de Incentivo à Inovação (PII) destina investimentos a empresas e pessoas com projetos inovadores que geram renda, emprego e soluções de interesse para o município. A startup Preveni foi um dos negócios incentivados após ser selecionada com a proposta de apoiar profissionais de saúde na prevenção de lesões por pressão em pacientes de risco.
As lesões por pressão são causadas em pacientes que permanecem em uma mesma posição no leito por muito tempo e pode levar a óbito, além de ser um problema de saúde pública que aumenta custos e o período de internamento. Com uma solução tecnológica baseada em plataforma web e Internet das Coisas (IoT), a Preveni oferece apoio a profissionais de saúde na prevenção de lesões através do monitoramento das posições do paciente.
A implantação do produto pela empresa em Florianópolis está sendo desenvolvida junto às equipes de saúde de atenção terciária em hospitais, ou seja, com pacientes que necessitam de cuidado altamente especializado. No Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC), a Preveni vai realizar um projeto de pesquisa e disponibilizará a ferramenta com a utilização de recursos financeiros captados no Programa de Incentivo à Inovação de Florianópolis.
Para desenvolver a atuação no município, a Preveni formou uma equipe de quatro colaboradores na cidade para desenvolvimento da tecnologia, realizar treinamentos para profissionais de saúde e atuar no acompanhamento de pesquisas e resultados. Em execução pelo Programa de Incentivo à Inovação até final do ano de 2024, o projeto da Preveni pretende diminuir em pelo menos 50% a incidência de lesões por pressão nas unidades de saúde que possuem a tecnologia implantada.
Para Bruno Rondem, fundador da Preveni, o Programa de Incentivo à Inovação alinhou o apoio financeiro à missão da empresa. “O programa nos ofereceu uma oportunidade única para impulsionar nossos esforços de inovação e crescimento, e estamos empolgados com o potencial que essa colaboração traz”, afirma.
Como participar do Programa de Incentivo à Inovação
Para ter a oportunidade de captar recursos pelo Programa de Incentivo à Inovação, as empresas proponentes de projetos inovadores do setor de tecnologia podem se inscrever pelo Arranjo Promotor da Inovação ACATE (API ACATE), sendo a Associação uma das entidades credenciadas para realizar ciclos de seleção de empresas. Clique aqui para saber mais e se inscrever.
O API ACATE tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento tecnológico na cidade, além de atrair talentos e projetos com alto potencial de crescimento ao conectar iniciativas ao Programa de Incentivo à Inovação.
O PII investe recursos captados pelo Impostos Sobre Serviços (ISS) e do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Tanto pessoas físicas quanto empresas podem optar por destinar parte do valor dos impostos para apoiar a inovação no município. Para saber como contribuir, cadastre-se neste formulário.