Prefeitura de Itapoá (SC) economiza tempo e recursos com sistema de gestão pela internet
Nos próximos dias, o sistema de gestão pública utilizado em todos os setores da Prefeitura de Itapoá, no Norte de Santa Catarina, será migrado para um programa que pode ser acessado pela internet. A tecnologia, desenvolvida pela empresa IPM, de Rio do Sul, possibilita que servidores da prefeitura operem o software em seus computadores, tablets ou celulares particulares, por meio de um login e senha, fora do órgão, a qualquer hora.
Nos próximos dias, o sistema de gestão pública utilizado em todos os setores da Prefeitura de Itapoá, no Norte de Santa Catarina, será migrado para um programa que pode ser acessado pela internet. A tecnologia, desenvolvida pela empresa IPM, de Rio do Sul, possibilita que servidores da prefeitura operem o software em seus computadores, tablets ou celulares particulares, por meio de um login e senha, fora do órgão, a qualquer hora. O novo sistema vai integrar o banco de dados de todas as áreas, como Recurso Humanos, Contabilidade, Compras, Frota de Veículos, Patrimônio e Almoxarifado.
O programa também vai melhorar o funcionamento do Portal da Transparência e acrescentar novos serviços ao Portal do Cidadão (www.itapoa.sc.gov.br). Para o diretor do Departamento de Informática da Prefeitura de Itapoá, Rafael Vida Almeida, o sistema traz vantagens para funcionários e para a população, além de gerar economia de tempo nos processos internos e de recursos. “Com tudo funcionando pela internet, não precisaremos mais instalar o software separadamente em cada computador, o que sempre gera desgaste de equipamento e pessoal”, afirma.
A diferença para o sistema anterior é que as informações de todos os setores da prefeitura estarão armazenadas em um datacenter da IPM, localizado em Curitiba (PR), ao invés de servidores físicos guardados no setor de informática. A partir do datacenter, os dados são disponibilizados pela internet, em cloud computing. Com isso, segundo Almeida, a segurança dos dados da prefeitura será reforçada. Após a migração, o antigo servidor será utilizado para outra finalidade.
O acesso ao novo sistema pela internet de qualquer computador ou dispositivo móvel será um avanço para a prefeitura, de acordo com o diretor, devido ao próprio horário diferenciado de expediente do órgão. “Trabalhamos das 8h às 14h e temos muitas demandas para resolver no período da tarde. Agora, poderemos resolvê-las de casa ou de qualquer outro lugar, acionando o programa pela internet”, ressalta.
O sistema, chamado deo Atende.Net Web, funciona por meio de cadastro único, ou seja, os dados gerenciais são registados no sistema apenas uma vez. Com isso, não há retrabalho ou informações duplicadas e desencontradas. O programa melhora o funcionamento do Portal da Transparência, exigido por lei desde 2009, disponibilizando informações em tempo real, e do Portal do Cidadão, que permite à população o acesso a serviços da prefeitura diretamente pelo site, sem precisar se deslocar ao órgão público.