Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia recebe inscrições até 31 de maio
Estão abertas as inscrições para o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia de 2018, que reconhece o trabalho desenvolvido por estudantes e pesquisadores das áreas de ciência, tecnologia e inovação dos países participantes do bloco econômico. Com o tema “Indústria 4.0”, a edição deste ano vai receber projetos em inovação, tecnologias disruptivas e novos modelos de negócio; agricultura 4.0; e manufatura avançada e futuro do trabalho.
A iniciativa é patrocinada pelo MCTIC – Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e conta com o apoio do CNPq-Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; do MBC – Movimento Brasil Competitivo; do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina; do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai; e do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.
Categorias
Cinco categorias compõem o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia:
Os jovens dos ensinos médio e técnico podem participar em iniciação científica.
Os estudantes de graduação e de pesquisa podem submeter propostas na classe estudantes universitários, enquanto graduados, mestres, doutores e frequentadores de cursos de pós-graduação de até 35 anos de idade disputam a láurea como jovens pesquisadores.
Os profissionais a partir dos 36 anos concorrem na categoria pesquisador sênior, que receberá inscrições individuais ou em equipe. Há ainda o grupo integração, modalidade exclusiva para grupos de pesquisa que envolvem investigadores de ao menos dois países do Mercosul.
“É muito importante valorizar o trabalho daqueles que, por meio da pesquisa, estão promovendo nosso desenvolvimento científico, tecnológico, econômico e social. O Prêmio Mercosul cumpre este objetivo ao reconhecer a contribuição da ciência e tecnologia para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou o secretário de Empreendedorismo e Inovação do MCTIC, Paulo César Alvim.
As inscrições vão até 31 de maio e o valor total das premiações é de US$ 25,5 mil. Além disso, a comissão julgadora também pode conferir uma menção honrosa em cada categoria.
O Prêmio
Instituído em 1997 pela Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT), o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia busca incentivar e reconhecer pesquisadores com estudos que apresentem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico da região. Além disso, contribui para o processo de integração dos países do bloco, por meio do estímulo à difusão das realizações e dos avanços científicos e tecnológicos.
Na edição passada, foram premiados cientistas do Brasil, da Argentina, da Venezuela e do Paraguai. Desde seu lançamento, o Prêmio Mercosul já recebeu mais de 2 mil trabalhos, com 268 agraciados entre pesquisadores e equipes.
Para mais informações e inscrições, acesse a página oficial do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia.