Presidente da ACATE participa do seminário Salvador Cidade Inovadora
O seminário “Salvador Cidade Inovadora”, realizado na última sexta-feira (14/07), no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, envolveu palestras sobre inovação e empreendedorismo, além de apresentação de cases de sucesso em outras capitais brasileiras que podem servir como base para relevantes na nossa cidade.
O seminário “Salvador Cidade Inovadora”, realizado na última sexta-feira (14/07), no Centro de Eventos do SENAI CIMATEC, envolveu palestras sobre inovação e empreendedorismo, além de apresentação de cases de sucesso em outras capitais brasileiras que podem servir como base para relevantes na nossa cidade.
Estiveram presentes na mesa de abertura do evento o prefeito de Salvador, ACM Neto; o seu vice, Bruno Reis; o presidente da FIEB, Ricardo Alban; o diretor de Tecnologia e Inovação do SENAI CIMATEC, Leone Peter; o superintendente do Sebrae-BA, Adhvan Furtado; o secretário da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga; o diretor executivo do Jornal Correio, Roberto Grazzi; e a coordenadora geral de Serviços Tecnológicos da Secretaria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Eliana Azambuja.
Durante a abertura do evento, ACM Neto salientou que as ações da Prefeitura têm ajudado a tornar a inovação uma realidade na capital baiana. “Salvador é uma cidade pobre e desigual, além de possuir uma matriz econômica que não é diversificada. Por isso lançamos recentemente o Salvador 360, com oito eixos de atuação, para criar um novo ambiente econômico e de desenvolvimento na quarta maior cidade do país”, pontuou.
Para o presidente da FIEB é preciso que a cidade recupere o tempo perdido com inovação, tecnologia e produtividade. “Só conseguimos desenvolver estes três pilares com a participação do colaborador. E quem tem o perfil de desenvolver ideias mais inovadoras são justamente os jovens, que hoje vêm ensinar empreendedores tradicionais a mudar o processo”, destacou Ricardo Alban.
A programação contou com palestras de um dos idealizadores do Porto Digital em Recife e professor de economia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), José Carlos Cavalcanti; do conselheiro do Instituto Brasileiro Qualidade e Produtividade (IBQP), Rodrigo Martins; do presidente da Associação Catarinense das Empresas de Tecnologia (ACATE), Daniel dos Santos Leipnitz; e o professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, Cauam Ferreira Cardoso.
No turno da tarde, o Gerente de Empreendedorismo e Inovação do SENAI CIMATEC, Flávio Marinho, convidou a plateia para refletir sobre os temas abordados nas palestras da manhã, participando de uma dinâmica conhecida como Fish Bowl ou Aquário. A cada rodada da atividade, um desafio era lançado, “O que você está fazendo hoje para contribuir para o empreendedorismo e inovação na cidade de Salvador? ”, perguntou Flávio aos presentes na primeira rodada, “ O que você acha que Salvador precisa para se tornar uma cidade mais empreendedora? ” outra provocação feita por Flávio Marinho na dinâmica, que favorecia a participação da plateia no debate.
Após o final da dinâmica, o diretor executivo da 100 Open Startups apresentou a palestra “Novos modelos de negócio para inovação” e fez uma apresentação de projetos para possíveis investidores locais.
Fonte: Senac Cimatec