Com o apoio da ACATE, Sebrae Pará realiza programa BioEmpreende de incentivo ao empreendedorismo em universidades de Santarém
O Programa BioEmpreende – edição Santarém, é uma iniciativa do Polo Sebrae de Bioeconomia que vai capacitar 20 projetos acadêmicos na região do Baixo Amazonas, com o objetivo de potencializar a bioeconomia e a cultura empreendedora nas instituições de ensino por meio de uma jornada de formação empreendedora e conexões com o mercado e servirá de modelo para ecossistemas de negócio sustentáveis em outras regiões do Brasil e do mundo. Esta edição piloto conta com a execução da ACATE. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (18) neste link.
O programa é destinado a acadêmicos e docentes que tenham projetos acadêmicos ou startups em estágio inicial com potencial para se tornarem empreendimentos de bioeconomia. O BioEmpreende visa apoiar o desenvolvimento e validação de soluções inovadoras, fortalecendo a conexão entre academia e mercado. O objetivo é transformar esses projetos propostos pelos participantes em negócios viáveis, contribuindo para o desenvolvimento econômico sustentável da região. Por meio de workshops online, ferramentas e mentorias, os projetos selecionados terão apoio na estruturação e validação das estratégias e processos para desenvolver modelos de negócio viáveis e escaláveis na área da bioeconomia.
Grandes empresas estão envolvidas no BioEmpreende, como a Natura, a Vale, a ArcelorMittal, a Nanovetores, o Porto de Itapoá e a Fiocruz. Essas corporações terão um papel ativo ao longo do programa e vão: apoiar na seleção dos projetos a passarem pelo programa; disponibilizar mentores para apoiar na jornada de formação empreendedora; participar da banca de seleção e contribuir para a seleção dos 5 melhores projetos ao final; e estabelecer parcerias que possibilitem futuras colaborações com os selecionados, promovendo a implementação no mercado.
Quem pode participar
As vagas são para as equipes com pelo menos um estudante universitário com vínculo comprovado em instituições de ensino superior, com ideia, projeto ou negócio em fase inicial e no mínimo dois integrantes. Haverá encontros presenciais e mentorias remotas, com apresentação do produto final para corporações e investidores em um demoday organizado pelo BioEmpreende. Os critérios de seleção são potencial de mercado, inovação e diferencial tecnológico, oportunidade e impacto para a bioeconomia, capacidade executora do time, viabilidade financeira e alinhamento com a edição Santarém do BioEmpreende.
Parceria entre Polo Sebrae de Bioeconomia e ACATE
A comissão será composta por representantes de empresas parceiras, Sebrae e ACATE, com resultados da seleção e início das atividades na primeira quinzena de outubro. “É uma iniciativa pioneira realizada pelo Sebrae Pará, por meio do Polo de Bioeconomia, com execução pela ACATE. O BioEmpreende busca promover a interação entre educação e mercado, criando oportunidades reais para acadêmicos transformarem conhecimento em prática inovadora e negócios de impacto”, disse Diego Ramos, presidente da ACATE, no lançamento do programa.
Paulo Dirceu Oliveira, do Sebrae Pará, reforça sobre o lançamento: “é uma honra participar deste momento que é tão importante para o Baixo Amazonas como um todo, mas também para o Sebrae Pará. Há um certo tempo foi dado o start em relação ao ecossistema de inovação na região através do Polo de Bioeconomia e temos desenvolvido várias ações para fortalecer o empreendedorismo na nossa região”.
Serviço
O que: Inscrições para o programa BioEmpreende
Quando: até 18/09
Onde: Inscrições online para programa presencial em Santarém (PA)
Inscrições: https://sc.acate.com.br/bioempreendesebrae-santarem
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.