Programa de Inclusão pelo Esporte, do Instituto Nexxera, oferece aulas de atletismo a estudantes de escolas públicas
Para proporcionar mais oportunidades a crianças e adolescentes da Grande Florianópolis, o Programa de Inclusão pelo Esporte (PIPE), do Instituto Nexxera, promove este ano aulas de atletismo – esta é a primeira vez que a modalidade participa do projeto, que oferece ainda aulas de voleibol e futsal. Para participar do Programa os jovens precisam ter entre 8 e 17 anos e serem estudantes de escolas públicas.
Para proporcionar mais oportunidades a crianças e adolescentes da Grande Florianópolis, o Programa de Inclusão pelo Esporte (PIPE), do Instituto Nexxera, promove este ano aulas de atletismo – esta é a primeira vez que a modalidade participa do projeto, que oferece ainda aulas de voleibol e futsal. Para participar do Programa os jovens precisam ter entre 8 e 17 anos e serem estudantes de escolas públicas. As aulas são realizadas no contraturno escolar e serão ministradas em dois núcleos em Florianópolis, um no IFSC (Avenida Mauro Ramos, 950 – bairro Centro) e outro no SEST/SENAT (Avenida Marinheiro Max Schramm, 3635 – bairro Estreito).
São cerca de 300 crianças e adolescentes atendidas por ano em ginásios e clubes cedidos pelos parceiros. O programa conta com o apoio do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), SEST/SENAT, UNIMED, Secretaria de Assistência Social de Florianópolis (no PROJOVEM), Secretarias de Planejamento, projetos, lazer e esporte, e, de educação e cultura de Palhoça. Todas as aulas são gratuitas e as inscrições podem ser feitas pelo site http://www.institutonexxera.org.br/contato/ ou pelo telefone (48) 3223-5649.
Entre os objetivos do PIPE, estão promover a inclusão social e oportunizar o acesso ao esportes, integrando na educação outros valores como disciplina, comprometimento e trabalho em equipe. Com o desenvolvimento de ações socioeducativas, o PIPE estimula ainda o desenvolvimento de habilidades – as crianças que se destacarem nas aulas de voleibol têm seu talento reconhecido e são encaminhadas para o Time Nexxera, que participa de competições nas categorias mirim, infantil, e infanto-juvenil. No final de 2013, o PIPE foi selecionado para o Banco de Prática de Responsabilidade Social Ethos, após receber a nota 9,89 dos indicadores do Instituto Ethos no quesito Comunidade. “Os projetos do Instituto Nexxera procuram ser cada vez mais impactantes, buscando aumentar o potencial para serem ainda mais assertivos no processo da transformação social das cidades”, conta a responsável pelo programa, Patrícia Gasparetto da Silva.
O Instituto Nexxera foi criado em 2003 pelo Grupo Nexxera, que investe atualmente parte dos seus recursos (3% da receita líquida), em projetos sociais e ambientais nas comunidades de Santa Catarina, região em que a empresa tem sua sede corporativa. Em 2013, o Instituto atendeu cerca de 750 pessoas de forma direta. O Instituto desenvolve ações que buscam atender as principais necessidades das comunidades locais nas áreas de educação,esporte e cultura. Esses projetos são elaborados a partir de uma visão sustentável dessas localidades, contrapondo-se a uma metodologia assistencialista, com a premissa do respeito às particularidades dessas regiões.