Programa de inovação aberta do MPSC concorre entre os finalistas do prêmio CNMP 2024
O Programa de Inovação Aberta do MPSC (Ministério Público de Santa Catarina) concorre ao prêmio CNMP 2024 na categoria “Governança e gestão”, em que o Conselho Nacional do Ministério Público reconhece iniciativas capazes de ampliar a eficiência e melhorar os serviços públicos prestados pela instituição. O projeto finalista foi desenvolvido por meio de uma parceria entre o órgão e a ACATE com o objetivo de fomentar a inovação e a transformação digital.
Por meio do Programa, o MPSC busca tecnologias desenvolvidas por startups para aperfeiçoar suas operações. A aproximação entre o órgão público e o mercado acontece via editais de chamamento público, nos quais a instituição divulga desafios específicos possíveis de serem resolvidos por soluções inovadoras.
O projeto desenvolvido com o apoio especializado do LinkLab, programa de inovação aberta da ACATE, iniciou no primeiro semestre de 2023 com atividades de capacitação dos servidores públicos do MPSC sobre conceitos relacionados à cultura e ao ecossistema de inovação. A aprendizagem organizacional teve o objetivo de preparar os membros e servidores para a gestão, o uso de dados, a identificação de desafios e o acompanhamento da implementação das tecnologias no âmbito do programa, permitindo também a disseminação de conhecimento por todas as áreas da instituição.
As primeiras buscas de soluções de forma ativa no mercado foram realizadas com foco em desafios sociais e internos, entre eles: inovações para a redução do absenteísmo no SUS e das filas nas creches, além da criação de um assessor digital e de tecnologias para o acompanhamento de ações. Neste primeiro ciclo mais de 75 startups se inscreveram.
No final de 2023 e início de 2024, outro edital recebeu inscrições de startups para necessidades de identificação de provas digitais relevantes para apoiar investigações, redefinição da gestão de recursos criminais, além de promoção de avanços na gestão patrimonial e automatização da gestão de dados tributários.
O Programa de Inovação Aberta do MPSC é desenvolvido pela Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos de Planejamento e Inovação e pelo laboratório iMPulsoLab, da Gerência de Transformação Digital do MPSC. O projeto concorre ao prêmio junto a iniciativas do Ministério Público do Mato Grosso (MPMT) e do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). O anúncio dos vencedores pelo CNMP será no dia 27 de novembro, em Brasília.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.