18/jun/2020
Projeto desenvolvido em programa de inovação aberta vence Brazil Innovation Challenge da Cisco Systems
Solução da Teltec Solutions elaborada em parceria com startups do LinkLab, da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), permite um aumento de receita e produtividade em varejos físicos
A conexão de grandes empresas com startups por meio de programas de inovação aberta tem sido uma estratégia para a criação de negócios inovadores. Exemplo disso é a Store Automation Management (SAM), solução desenvolvida pela Teltec Solutions por meio do NexusLab, laboratório de inovação da Teltec que integra o LinkLab, iniciativa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). O SAM ganhou o prêmio de melhor projeto no programa Brazil Innovation Challenge for Partners (BIC), lançado começo do ano pela multinacional Cisco Systems.
Com foco em três segmentos, Varejo, Indústria e Saúde, o programa da Cisco incentivou a busca de soluções que resolvessem problemas reais enfrentados por esses setores. Vencedora da categoria Varejo, a tecnologia da Teltec, em parceria com as startups WiFeed e Smetro, duas startups conectadas à empresa através do LinkLab, também se destacou como melhor projeto entre as demais categorias, ganhando a premiação geral.
“Dentro de nossa estratégia de transformação e como apoiadora do LinkLab, a conexão com as startups do programa foi fundamental para a complementaridade no desenvolvimento da solução. Este marco nos deixa a certeza que existem muitas possibilidades à nossa frente”, destaca Diego Brites, Diretor Geral da Teltec Solutions e Vice-presidente de Relacionamento da ACATE.
Desenvolvido totalmente em ambiente Cloud, o SAM oferece ao varejista diversas possibilidades de automatizar a operação de loja, gerando mais inteligência de dados. Ele utiliza tecnologias Cisco, com a possibilidade de integração a outros sistemas, tais como sensores de ambiente e plataformas de marketing. Devido ao momento atual, a solução foi adaptada de forma a permitir também o monitoramento do fluxo de pessoas aglomeradas em determinado local de uma loja com grande espaço físico, dando a possibilidade de intervenções para garantir a segurança de clientes e colaboradores.
O principal objetivo do projeto da Teltec era integrar diversas fontes de dados e informações que uma loja de varejo possui em uma única solução, possibilitando aos gestores tomar decisões estratégicas em tempo real. Para isso, a Teltec buscou especialistas do setor e se conectou por meio do LinkLab às startups WiFeed, plataforma de mídia que veicula anúncios através do Wi-Fi, e à Smetro, empresa de sensores conectados que produz soluções para o segmento de IoT.
Além de tornar possível a monetização da rede para locais físicos e permitir um novo formato de mídia para anunciantes, a Wifeed possibilitou a coleta de dados de perfil dos usuários, gerando insights comportamentais para que o projeto do SAM pudesse proporcionar aos gestores uma melhor compreensão da jornada de cliente na loja. “Fazer parte deste projeto nos deu a oportunidade de demonstrar o valor do nosso produto para a principal empresa do mercado de Wi-Fi global, que é a Cisco. Certamente foi o piloto de um produto que tem muito potencial e que pode gerar muito valor ao mercado, trazendo benefícios para ambas as empresas. É inovação que gera resultado na prática”, destaca Bruno Saldanha Guimarães, CEO da WiFeed.
LinkLab
O LinkLab é um programa que opera em rede e conta hoje com três unidades — Primavera (Florianópolis), São José e Ágora (Joinville), com 31 corporates e dezenas de startups conectadas. As startups que já passaram pelo programa no último ano registraram 42% de aumento médio no faturamento e realizaram mais de 60 projetos com as corporates, garantindo uma taxa de sucesso de 53% entre o total de negócios fechados.
A parceria entre a Teltec Solutions e as startups é um exemplo do que o LinkLab pretende promover. Através da inovação aberta, conectando a solução de startups aos desafios internos e de mercado das corporates, além de as inserir no ecossistema de inovação, as grandes empresas conseguem atingir seus desafios de inovação com maior rapidez, enquanto as startups têm a oportunidade de conhecer melhor seu mercado e gerar negócios.
Assim, pensando em apoiar esses empreendimentos e impulsionar ações de combate à crise do novo coronavírus, em um momento em que a sobrevivência de muitos negócios depende de inovação e formação de parcerias estratégicas, a rede criou uma nova iniciativa, o LinkLab Reinvent. O projeto inclui workshops, mentoria em transformação digital e co-criação de soluções contra a crise. As corporates da rede compartilham seus desafios e, em conjunto com a equipe, pensam ideias que, conectadas com as parcerias estratégicas, ajudem a superar a pandemia. Assim, é realizado uma conexão rápida das corporates com o ecossistema de startups da entidade, visando o desenvolvimento das soluções.