Projeto Novos Talentos capacita 20 alunos para o polo de Games em SC
Duas turmas de alunos aprendizes do programa Novos Talentos irão se formar em 28 de novembro, às 14h, no auditório do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), em Florianópolis. São 20 alunos de escolas públicas que ingressaram no início do ano para aprender a desenvolver games, desde o processo de arte e design até a programação.
Duas turmas de alunos aprendizes do programa Novos Talentos irão se formar em 28 de novembro, às 14h, no auditório do Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (CIASC), em Florianópolis. São 20 alunos de escolas públicas que ingressaram no início do ano para aprender a desenvolver games, desde o processo de arte e design até a programação. O Novos Talentos – SC Games é uma realização do CIASC, coordenado pela Professora Márcia Regina Battistella, com o apoio da Vertical de Games da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS), do Senac TI, da Secretaria Estadual da Educação e da Secretaria Municipal de Educação. Conta, ainda, com o patrocínio das empresas Cianet, Hoplon, 30 + Productions e PalmSoft, sob gestão da FEESC – Fundação de Ensino e Engenharia de Santa Catarina.
A Vertical de Games apoia o projeto Novos Talentos, oferecendo palestras aos alunos e apoio na definição de estratégias e parcerias. Além disso, muitas empresas do grupo também são patrocinadoras. O diretor da Vertical, Dennis Kerr Coelho, acredita que projetos como esse promovem a inclusão social de jovens de baixa renda no mercado de Games e de TI, de forma geral. Assim, o projeto vem ao encontro das necessidades das empresas da própria Vertical e também da ACATE, que buscam suprir a falta de profissionais de TI e Games em Santa Catarina.
Solenidade
Na formatura, os alunos apresentarão o jogo criado durante o ano, que tem como tema “talentos no arco”, sobre a arma medieval arco e flecha. Também será apresentada a nova sala do projeto, localizada no próprio CIASC. “O projeto estimula, descobre e prepara esses talentos para atuarem no setor de Tecnologia da Informação, em especial Games e Entretenimento Digital, em franco crescimento. Porém, também reforçamos a importância do aprendizado na escola, monitorando sempre a nota dos estudantes ”, explica Márcia Regina Battistela. Na ocasião, também será apresentado aos formandos e estagiários o concurso “Reiciclando”, uma proposta de Valdinei Marques, da Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP), e responsável maior pelo Museu do Lixo, em Florianópolis, SC.
Sobre o programa
Durante os três anos do programa, já foram formados 68 alunos, que estão preparados para atuar no mercado de TI e Games. “Já os estagiários de universidades públicas que lecionam para os alunos deixam o projeto, geralmente, empregados no polo de Games ou mesmo como empreendedores do segmento”, garante Márcia. Ela destaca que o Estado tem enorme potencial no setor e que o segmento deve ser cada vez mais estimulado. “O Brasil ainda é insignificante neste mercado, que movimenta cerca de 40 bilhões de dólares anuais em todo o mundo. Temos muito o que crescer”, enfatiza.