Projeto quer impulsionar exportações de tecnologia
A parceria prevê diversas ações para a promoção da cultura exportadora e internacionaliza&cc
A parceria prevê diversas ações para a promoção da cultura exportadora e internacionalização das empresas, durante o período de dois anos.
‘Este projeto se insere em uma série de estratégias da Apex-Brasil para promover os setores intensivos em tecnologia e, assim, agregar valor à pauta de exportação brasileira. Nesta parceria com a Anprotec vamos trabalhar com o conceiro de ‘Incubadora de Exportação’, inserindo as pequenas empresas que nascem nos parques tecnológicos no comércio internacional’, afirma Alessandro Teixeira, presidente da Apex-Brasil.
A meta do projeto é sair de exportações de US$ 100 mil, em 2008, para US$ 1,4 milhão em 2009 e US$ 2,3 milhões em 2010. ‘A parceria Apex-Brasil-Anprotec contribuirá para a construção da nova imagem do Brasil no exterior. Um país que, além dos predicados naturais, é tecnolocicamente vigoroso, empreendedor e inovador’ avalia Guilherme Plonski, presidente da Anprotec.
Os mercados-alvo iniciais do projeto são Estados Unidos, México, França, Reino Unido, Alemanha, Portugal, Espanha e Colômbia. Além das ações de promoção comercial, como participação em feiras, missões empresariais e visitas de jornalistas especializados aos parques tecnológicos nacionais, o projeto apoiará o desenvolvimento da cultura exportador das empresas, por meio de um trabalho de diagnóstico, análise e consultoria que seguirá a metodologia EMM (Export Maturity Model) ou Modelo de Maturidade Exportadora.
O foco é alavancar estratégias de internacionalização, atrair investimentos estrangeiros produtivos para o setor e promover o intercâmbio tecnológico orientado para negócios.
Segundo dados da Anprotec, do universo de aproximadamente 6.300 empresas vinculadas às Incubadoras e Parques Tecnológicos brasileiros, cerca de 45% são de base tecnológica, representando aproximadamente 2.800 micro e pequenas empresas de TICs. Destas, 600 já atingiram um mínimo de atuação mercadológica e 250 encontram-se próximas à etapa de graduação ou acabaram de ser graduadas por suas incubadoras. O projeto Apex-Brasil/Anprotec deve focar neste grupo que já se encontra próxima à graduação.