Alunos de projeto social da ACATE, UFSC e PMF participam de aula no CIA Primavera
Um grupo de jovens do Centro Cultural Anastácia puderam se aproximar do ecossistema de tecnologia catarinense em visita ao Centro de Inovação ACATE Primavera, no dia 22 de maio. A experiência fez parte da jornada do projeto social de formação de talentos organizado pela Vertical Energia e a Vice-Presidência de Talentos da ACATE, em parceria com o PET EEL (Programa de Educação Tutorial em Engenharia Elétrica) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e a Prefeitura de Florianópolis.
A turma de alunos, composta por cerca de 20 jovens com idades entre 14 e 17 anos, teve a oportunidade de conhecer empresas e como está organizado o ecossistema de inovação e tecnologia de Santa Catarina — um dos maiores do país e que emprega quase 80 mil talentos, segundo dados da ACATE. Apoiadores do projeto como Eletrobrás, Celesc e CREA/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de SC) também estiveram presentes em conversas com os jovens.
Como parte do objetivo de apresentar aos jovens oportunidades profissionais para o futuro, a visita promoveu uma aula prática de robótica ministrada por alunos voluntários da UFSC em espaço cedido pela Decision FGV, dentro do CIA Primavera. O curso oferecido gratuitamente pelo Projeto Florescer é ministrado semanalmente no espaço do Centro Cultural Anastácia e mostra aplicações práticas do campo da robótica em que os jovens participantes conseguem até mesmo movimentar robôs.
“O Projeto Florescer tem por objetivo levar conhecimento e oportunidade para crianças de escolas públicas e projetos sociais. A jornada envolve a visita à ACATE, aulas introdutórias de robótica, visitas às empresas parceiras e outras ações de desenvolvimento integradas com a prefeitura de Florianópolis. Ao final de um ano de jornada, o objetivo é ter um currículo para que os interessados possam ingressar em empresas de tecnologia, seja por meio de estágio, menor aprendiz ou outras oportunidades”, destaca Wilian Zanatta, diretor da Vertical de Energia da ACATE.
Participante desta fase do projeto, o Centro Cultural Anastácia nasceu na comunidade do Monte Serrat, no centro de Florianópolis, a partir do desejo de geração de oportunidades para os jovens frente aos riscos do empobrecimento, violência e criminalidade. Com o poder da educação, o projeto busca abrir portas para reduzir a desigualdade social com uma série de projetos que atendem a mais de 160 adolescentes e jovens até os 22 anos.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.