Prototipando a Quebrada participa de palestra e roda de conversa nos Centros de Inovação ACATE em Florianópolis
Um grupo de alunos do Prototipando a Quebrada (PAQ) — projeto social da Grande Florianópolis, que leva educação tecnológica a regiões periféricas — visitou os Centros de Inovação ACATE Primavera e Sapiens Parque, em 30 de março e 1º de abril. Nas ocasiões, participaram de atividades relacionadas ao ecossistema de tecnologia, com representantes ACATE, bolsistas da Rede de Inovação Florianópolis e a co-fundadora do PAQ, Yohanna Galvani.
“A visita foi uma virada de chave para os alunos entenderem onde eles estão inseridos. Eles vêm visitando os espaços há duas semanas, encantados com a estrutura e com o contexto geral, mas sem saber o que de fato acontece por ali”, comenta Yohanna. “A introdução teórica foi bem legal para apresentar termos técnicos e para situá-los não só em relação à ACATE, mas também sobre o papel de Florianópolis no ecossistema de tecnologia”.
Durante a visita técnica ao CIA Primavera, no dia 30, além de conhecer o espaço, o grupo foi envolvido em uma roda de conversa sobre ecossistemas de inovação. O centro, localizado à beira da rodovia SC-401, na região centro-norte da Ilha de Santa Catarina, abriga a sede da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), uma unidade de seu programa de inovação aberta (LinkLab) e uma ampla infraestrutura, com escritórios de dezenas de empresas, coworking e espaços para eventos.
“Andar pelo CIA Primavera nos permitiu mostrar para esses alunos uma perspectiva de ambientes de trabalho que eles podem ter no futuro. É algo que cria um imaginário de sonho”, afirma a co-fundadora do PAQ.
Já no CIA Sapiens Parque, no dia 1º, além de fazerem o tour guiado, os alunos participaram de uma palestra sobre incubadoras de startups, na sede do MIDITEC — programa estratégico da ACATE, que desenvolve e gradua empreendimentos em tecnologia. Por sua vez, esse centro de inovação se localiza dentro do Sapiens Parque, parque tecnológico de referência no Brasil, que concentra empresas, entidades, projetos universitários, entre outros players do ecossistema florianopolitano.
A aula expositiva abordou assuntos relacionados a como começar um negócio de inovação, com o objetivo de semear futuros empreendedores. Segundo a organização da atividade, foi possível ver, já nesse momento, alguns alunos se identificando com o perfil das startups incubadas no MIDITEC.
>> Agende uma visita guiada e conheça de perto um dos quatro centros de inovação em Florianópolis.
>> Saiba mais sobre o Prototipando a Quebrada.