Publicada a versão Beta do Guia Geral MPS Gestão de Pessoas (MPS-RH)
Este guia contém a descrição geral do Modelo MPS e detalha o Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH) e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação.
Conheça o Guia Geral MPS de Gestão de Pessoas:2014 – versão Beta.
Este guia contém a descrição geral do Modelo MPS e detalha o Modelo de Referência MPS para Gestão de Pessoas (MR-MPS-RH) e as definições comuns necessárias para seu entendimento e aplicação.
Conheça o Guia Geral MPS de Gestão de Pessoas:2014 – versão Beta.
Com o lançamento da versão Beta do MPS-RH (Gestão de Pessoas), a família de modelos MPS, agora, apresenta-se da seguinte forma: MPS Software (MPS-SW) criado em 2004-2005; MPS Serviços (MPS-SV) criado em agosto de 2012; MPS Gestão de Pessoas (MPS-RH) – versão Beta lançada em novembro de 2014. Todos têm os mesmos sete níveis de maturidade do Modelo de Referência MR-MPS e são avaliados segundo o mesmo Método de Avaliação MA-MPS.
O Guia Geral MPS para Gestão de Pessoas (MPS-RH) tem como referências a Norma Internacional NBR ISO 9001:2008 (Sistemas de Gestão da Qualidade); a Norma Internacional ISO/IEC 15504: 2003 (Avaliação de Processo; o modelo P-CMM (People Capability Maturity Model);o modelo mexicano MoProSoft, além de modelos de excelência como o PNQ – Prêmio Nacional da Qualidade (FNQ – Fundação Nacional da Qualidade).
O detalhamento do Guia Geral MPS de Gestão de Pessoas define os níveis de maturidade, seus processos e capacidade, além dos resultados esperados, provendo uma estrutura de trabalho para uma instituição que deseja adotar o MR-MPS-RH.
De acordo com Nelson Franco, gerente da Qualidade na Softex, a versão Beta do Guia Geral do MPS de Gestão de Pessoas foi publicada em novembro. “Esta versão será usada tanto em implementações e avaliações piloto, quanto na elaboração dos Guias de Implementação MPS-RH. Ele também pode ser utilizado em cursos e provas oficiais C1/MPS-RH – Introdução, C2/MPS-RH – Implementadores e C3/MPS-RH – Avaliadores”, explica.
Para Renato Luiz Della Volpe, coordenador da área MPS-RH na ETM 2014, o novo modelo MPS Gestão de Pessoas é adequado à realidade das empresas brasileiras de todas as áreas, não somente para as empresas de software, sendo útil tanto para micro, pequenas e médias empresas quanto para grandes organizações públicas e privadas.
No dia 3 de dezembro, haverá palestra no Wamps 2014 sobre “O modelo MPS-RH”, a partir das 17h. Inscreva-se.
Acesse o Guia Geral MPS de Gestão de Pessoas:2014.
O programa MPS.BR já conta com 600 avaliações MPS-SW (Software) publicadas em < www.softtex.br/mpsbr >, desde setembro de 2005 até agora, tanto em mPME (70% das avaliações publicadas) quanto em grandes organizações (30% delas). Além disto, já foram publicadas 7 avaliações MPS-SV (Serviços).
Fonte: Softex