Recém-graduadas, Pratical One, Nextt e nKey iniciam período de pós-incubação no MIDI Tecnológico
A Pratical One, prestadora de serviços de TI para o setor de logística, graduou-se no dia 20 de agosto pela incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC. A empresa decidiu aderir à modalidade de pós-incubação, que tem validade de 1 ano e permite à graduada desfrutar de alguns serviços e benefícios cobrados de forma subsidiada, como infraestrutura, cursos e consultorias.
A Pratical One, prestadora de serviços de TI para o setor de logística, graduou-se no dia 20 de agosto pela incubadora MIDI Tecnológico, gerida pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC. A empresa decidiu aderir à modalidade de pós-incubação, que tem validade de 1 ano e permite à graduada desfrutar de alguns serviços e benefícios cobrados de forma subsidiada, como infraestrutura, cursos e consultorias. Com foco especialmente no transporte marítimo nacional e internacional de cargas em contêineres, a Pratical One produz soluções direcionadas para o armador, agente de cargas, importador e exportador, com o objetivo de melhorar o controle de itens de custo e aumentar a produtividade.
Para Clara Rejane Scholles, diretora da empresa, o período de incubação foi de extrema importância para a estruturação do negócio. “Tivemos toda a ajuda necessária das consultorias jurídica, estratégica, de RH e contábil. Além disso, ao estarmos inseridos no ambiente do MIDI e ACATE, passamos a fazer parte de suas redes de relacionamento e a conhecer as fontes de recursos disponíveis. Ainda de acordo com Clara, agora a empresa está focada em executar um método de vendas específico e em estruturar a equipe.
As empresas Nextt e nKey, graduadas respectivamente em junho e julho, também passam pelo processo de pós-incubação. Segundo Daniel Ranzi Werle, sócio-administrador e designer de interação da Nextt, o auxílio do MIDI foi estratégico para amadurecer os processos da empresa, que é especializada no projeto de experiência do usuário, auxiliando os clientes a criar produtos e seriviços que proporcionam experiências engajantes aos usuários. A pós-incubada trabalha desde a concepção e planejamento do projeto até a implementação da camada de visualização do software. “Atualmente continuamos a buscar o crescimento do negócio, especialmente com atuação no mercado internacional” destaca Werle.
Jonatan Hartmann Matschulat, sócio-diretor da nKey, empresa dedicada ao desenvolvimento de aplicativos móveis corporativos, a incubação contribuiu para o amadurecimento do negócio, uma vez que as consultorias ajudaram desde a definição de um plano comercial e estratégias de marketing até a elaboração de contratos e políticas de preço. “Estar em contato com outras empresas de tecnologia também foi extremamente positivo, pela troca de experiências, ideias e realização de parcerias” complementa. Atualmente a maior parte dos esforços da nKey está voltada ao VistoriaSimples, um produto que facilita o processo de vistorias imobiliárias. “Buscamos consolidar o VistoriaSimples no mercado em 2016, expandindo nossa atuação para todo o território nacional e ampliando também o desenvolvimento do produto” diz Matschulat.
O processo de incubação do MIDI Tecnológico tem duração de até 30 meses e enfoca a consolidação do produto, a execução de um Plano Empresarial e a formação do empreendedor. A incubadora foi contemplada três vezes com o Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador da Anprotec: eleita a melhor incubadora do Brasil para promoção da cultura do empreendedorismo em 2014; melhor incubadora do Brasil para o desenvolvimento local e regional em 2012; e melhor incubadora do Brasil para a Geração e Uso Intensivo de Tecnologias em 2008.