Rede de Centros de Inovação apoia o Reuni Challenge com o objetivo de desenvolver o empreendedorismo universitário
O Orion Parque Tecnológico irá realizar entre os dias 10 e 12 de setembro o Reuni Challenge, evento com o propósito de estimular a cultura do pensamento empreendedor dentro das Instituições de Ensino Superior do Estado de Santa Catarina, e visa conectar o universitário com o mercado. A Rede de Centros de Inovação de Florianópolis é quem será responsável por esta articulação com as universidades, para isso, as universidades interessadas deverão mandar um e-mail para [email protected].
Nesta edição, o desafio será estadual, em formato online, cada universidade deverá formar uma equipe de cinco a oito universitários e de um a dois professores. A competição resultará na universidade mais empreendedora do estado de Santa Catarina. A equipe vencedora receberá uma premiação em dinheiro e levará para a sua universidade o prêmio de “A Universidade mais Empreendedora do Estado de Santa Catarina”.
Com o objetivo de estimular a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino superior do estado de Santa Catarina, o Reuni Challenge SC irá conectar o conhecimento universitário com demandas reais da sociedade, mentores com experiência de mercado, o ecossistema de inovação e o Governo do Estado, para o desenvolvimento de projetos inovadores em apenas um final de semana, numa competição 100% on-line.
O evento contará com todo o apoio do Sistema ACAFE – que com suas universidades comunitárias em todo o estado, terá como responsabilidade, na divulgação e organização do evento, a:
- Indicação de uma pessoa responsável para contato e divulgação do evento;
- Seleção dos inscritos da universidade, caso exceda o número de vagas (três por polos), com base nas informações de inscrição do formulário;
- Indicação de 1 a 2 professores para compor a equipe durante a competição;
- Divulgação dos materiais de comunicação do evento junto com a comunidade universitária.
Em Santa Catarina, algumas universidades já trabalham o empreendedorismo universitário, aparecendo bem colocadas no ranking das universidades mais empreendedoras ( Brasil Juniors). Entretanto estão conectadas com o ecossistema? http://universidadesempreendedoras.org/ranking/#filtro
Algumas universidades ainda não fazem parte do ecossistema empreendedor de suas cidades, isso se deve ao fato de muitos professores não estarem engajados com esse propósito. Contudo, o Reuni Challenge deseja mudar essa realidade ao unir os Centros de Inovação e criar o maior evento de empreendedorismo universitário do estado, estimulando a competição entre as instituições e colocando os estudantes para aproveitar o capital intelectual desenvolvido em suas graduações.
Para mais informações acesse o site.
Serviço
O quê: Reuni Challenge
Quando: 10 à 12 de setembro
Onde: Online
Live tira-dúvidas
Quer saber mais sobre o Reuni Challenge? Hoje, sexta-feira (6), às 18h, acontece uma live de tira dúvidas no canal do YouTube, da Orion, do Reuni e da Rede Catarinense de Centros de Inovação. Você poderá entender mais sobre como funcionará a competição que definirá “A Universidade mais Empreendedora do Estado de Santa Catarina”.
Reuni
O Reuni foi criado em 2016, em parceria com o curso de Sistemas de Informação da UNIPLAC, para dar suporte ao universitário que não tinha referências e auxílio quando queria empreender.
Em 2017 percebeu-se que pela falta de cultura empreendedora, poucos universitários aproveitavam as oportunidades oferecidas, nascia então o REUNI XP.
No ano de 2020 o elemento de competição foi adicionado para desenvolver a cultura empreendedora dentro das instituições de ensino.
FAPESC
A Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, FAPESC, é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE é uma entidade parceira da FAPESC, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.
Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado
A Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado oferece serviços que apoiam o empreendedor desde o momento em que o negócio é apenas uma ideia até estar pronto para encarar o mercado, crescer e escalar. Além disso, os Centros de Inovação estimulam a inserção da cultura de inovação nas empresas de cada região possibilitando a conexão entre startups e empreendedores com empresas consolidadas e outros atores importantes. Para operacionalizar esses objetivos, os Centros de Inovação dispõem de serviços como pré-incubação de empresas, incubação, aceleração, coworking, espaço maker, espaço para eventos e capacitações, espaço para P&D, Marketplace, One Stop Shop, conexão com instituições financeiras e investidores e assim por diante. Esses serviços e atividades são oferecidos diretamente pelo Centro ou por meio de parceiros do ecossistema. Atualmente, a Rede de Centros de Inovação do Governo do Estado opera 5 centros localizados em Lages, Jaraguá do Sul, Joinville, Videira e Florianópolis, e está em implantação em Blumenau, Chapecó, Itajaí, Joaçaba, Tubarão, Brusque, São Bento do Sul, Caçador e Rio do Sul.