Rede de Inovação Florianópolis oferece visitas guiadas a hubs
Com uma das maiores densidades de startups do Brasil, quem vem até Florianópolis hoje nem sempre é atraído apenas pelas praias, paisagens nativas e opções culturais. Os centros de inovação, aos poucos, têm se tornado pontos de visitação para habitantes locais e pessoas de fora. Com três centros credenciados atualmente, a Rede de Inovação Florianópolis, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF) e a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), é uma iniciativa pioneira no país.
Através da promoção de capacitações em CT&I (ciência, tecnologia e inovação), eventos e maratonas de tecnologia e inovação, os centros de inovação acabam por instigar a presença de investidores e atrair novos negócios e empreendedores para a capital catarinense, que hoje soma mais de 27 mil empresas de tecnologia.
De forma gratuita, a Rede de Inovação de Florianópolis oferece visitas guiadas para que empreendedores e o público em geral possam conhecer os hubs de inovação cadastrados, os espaços disponíveis e já ocupados por empresas de inovação da região e quais as potencialidades que o visitante pode ter a partir da aproximação com os centros.
Cada visitante ou grupo é recebido por um bolsista da Rede de Inovação Florianópolis e/ou um integrante da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), que fará uma apresentação sobre como a Rede funciona, suas estratégias e modos de atuação. Na sequência, acontecem trocas de ideias e o passeio pelo espaço. Os agentes promotores da inovação perguntam aos visitantes suas curiosidades e necessidades, para que, a partir disso, sejam pensadas quais conexões podem ser feitas a partir do encontro.
Ao todo, os Centro de Inovação já somam mais de 920 visitas realizadas com cerca de 8 mil participantes. Além disso, mais de 913 eventos foram realizados em parceria com os Centros, impactando cerca de 18 mil pessoas ao todo. O objetivo da iniciativa é estimular a cultura de inovação e empreendedorismo, ativar o ecossistema de inovação e gerar e escalar negócios inovadores no município de Florianópolis.
Conheça os Centros de Inovação
CIA Primavera
No CIA Primavera, sede física da Associação Catarinense de Tecnologia, estão localizadas dezenas de empresas de tecnologia, além de outros atores importantes do ecossistema, como o LinkLab (programa de inovação aberta da ACATE) e uma aceleradora de empresas. No Passeio Primavera, os empreendimentos contam com uma completa estrutura gastronômica, comercial e de eventos, proporcionando lazer e encontros todos os dias.
CIA Downtown
Localizado próximo à cabeceira da Ponte Hercílio Luz, principal cartão postal da cidade, o CIA Downtown possui uma posição estratégica no centro histórico da capital, região com alta concentração populacional, próximo a restaurantes, bares, comércio e equipamentos culturais, favorecendo o estímulo à criatividade e a geração de novas ideias e negócios.
CIA Sapiens Parque
Inserido no maior parque de inovação do Brasil, o Sapiens Parque, próximo às praias mais conhecidas do Norte da Ilha de Santa Catarina (Jurerê, Canasvieiras e Cachoeira do Bom Jesus), contém a sede física do MIDITEC da ACATE, considerado uma das melhores incubadoras de empresas do mundo por três vezes. Recentemente, o Passeio Sapiens foi inaugurado no centro, trazendo uma estrutura completa com gastronomia, cultura, lazer e entretenimento.
Confira o passo a passo para fazer seu agendamento na Rede de Inovação Florianópolis:
- Acesse o site da Rede de Inovação de Florianópolis, clicando aqui.
- Na aba “Visitas”, escolha um dos centros cadastrados: CIA Downtown (Centro), CIA Primavera (Saco Grande) ou CIA Sapiens Parque (Cachoeira do Bom Jesus);
- Selecione o dia, preencha seus dados e clique em “Agendar Visita”;
- Assim que o time da Rede receber sua solicitação, um agente promotor da inovação entrará em contato para finalizar o agendamento.
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.