Replace otimiza gestão de energia de Consumidores Livres com a plataforma Paradigma WBC Energy
Consultoria de referência no Brasil especializada na orientação e monitoramento de contratos de grandes consumidores de energia, a Replace Projetos e Consultoria passou a adotar a plataforma WBC Energy da Paradigma Business Solutions para poder ganhar mais produtividade, qualidade, agilidade e viabilizar sua expansão. A empresa tem atuação nos mercados livre e regulado, e presta consultoria para cerca de 50 empresas de grande porte que ao todo somam mais de 400 unidades consumidoras de mais de 500 MW médios (megawatts) de carga.
Consultoria de referência no Brasil especializada na orientação e monitoramento de contratos de grandes consumidores de energia, a Replace Projetos e Consultoria passou a adotar a plataforma WBC Energy da Paradigma Business Solutions para poder ganhar mais produtividade, qualidade, agilidade e viabilizar sua expansão. A empresa tem atuação nos mercados livre e regulado, e presta consultoria para cerca de 50 empresas de grande porte que ao todo somam mais de 400 unidades consumidoras de mais de 500 MW médios (megawatts) de carga.
Direcionada ao mercado de energia, a ferramenta da Paradigma Business Solutions garante a gestão de todo o ciclo de vida do contrato de energia para o gestor. Permite administrar as diversas regras de negócios como flexibilidades, sazonalidades, modulação, ajustes de balanço, contabilizações e simulações do comportamento do contrato. Possibilita também a administração de variáveis de risco, tempo, condições de atendimento e registros da evolução dos negócios em carteira. A solução é integrada à plataforma CliqCCEE da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e é utilizada também por outras empresas do setor como Geradoras, Distribuidoras e Comercializadoras de Energia.
Com mais de 15 anos de atuação, a Replace atua no mercado como um agente neutro nas operações de compra e venda de seus clientes, prestando consultoria na decisão do tipo de energia a ser adquirida; análise e apoio na contratação de serviços; negociação das compras; volume a ser comprado; alocação do produto nas unidades e em todo o relacionamento com os diversos atores envolvidos no consumo, distribuição, geração e comercialização de energia. Entre seus clientes estão grandes indústrias, varejistas e universidades que atuam com diversas unidades no país.
Ganho de tempo e padronização com nova solução
Para suportar sua operação, a Replace decidiu adotar um sistema que ajudasse a aprimorar o atendimento aos clientes, possibilitando a padronização do trabalho, com a reunião de todas as informações em um só ambiente. Carlos Alberto Schoeps, diretor da Replace, explica que antes de adotar a plataforma Paradigma WBC Energy, a empresa e seus clientes atuavam com planilhas próprias de controle de consumo, dos contratos e das informações da CCEE, o que dificultava os controles, a acuracidade e a produtividade dos processos de negociação e gestão dos contratos de energia.
A cada nova operação de compra e venda havia a necessidade de contato entre os envolvidos para que todos pudessem se atualizar. Qualquer diferença nas informações ou nos cálculos poderia afetar a recomendação oferecida ao cliente. Então, grande parte do tempo utilizado no atendimento estava dedicada à coleta dos dados e conferência constante.
Foco no core business
O diretor conta que, quando a empresa decidiu aperfeiçoar seus processos, o objetivo não era ter uma ferramenta própria, que exigiria uma equipe de TI dedicada no desenvolvimento e atualização, afastando a Replace de seu core business. “Optamos pela Paradigma por ser uma parceira especializada em tecnologia, que oferece uma solução focada às necessidades do segmento de energia. Sua expertise traz confiança ao nossos clientes e a solução tem capacidade de acompanhar o nosso crescimento”, revela.
Com uma equipe formada por cerca de 20 consultores, a Replace começou a operar com o novo sistema em maio de 2013. Nos primeiros meses de utilização, a empresa se manteve concentrada em transferir para o novo ambiente os dados de 12 meses anteriores dos clientes. “Esse resgate de pelo menos um ano era necessário para o nosso trabalho de comparação e análise. Era uma quantidade enorme de informações hora a hora, mês a mês de 400 unidades consumidoras. Ao mesmo tempo, trabalhávamos com as planilhas antigas para conferência e também já começávamos a instruir os clientes a utilizar a nova plataforma”, explica o diretor, satisfeito com o sucesso desse processo de transição de ambiente de trabalho.
Em março de 2014, 100% dos clientes passaram a operar na Plataforma WBC Energy. A empresa criou um programa de treinamento para capacitar cerca de 300 usuários dentro da sua carteira de clientes que rapidamente assimilaram a operação da nova plataforma de gestão dos contratos de energia e os recursos disponíveis.
Agora, a informação que antes ficava fechada em planilhas está disponível via web para todos os responsáveis. O cliente atua com uma nova interface para acessar todos os dados de consumo, contratos e informações da CCEE. Essa mudança tem permitido que todos os envolvidos tenham acesso às mesmas informações, consigam atualizar o sistema e emitir relatórios. “Estamos finalizando o processo de adaptação de uso da ferramenta com os clientes, desenvolvendo novas rotinas de trabalho e abandonando as velhas planilhas e procedimentos redundantes. Após essa fase de assimilação dos novos processos, consequentemente, vamos ganhar ainda mais produtividade”, explica Carlos Alberto.
Qualidade nas informações
Com uma base padronizada, os consultores da Replace conseguem enxergar o conjunto de unidades de cada cliente e tem mais segurança de que está trabalhando com os documentos mais recentes. “Isso nos garante a qualidade da informação e melhora a percepção do cliente sobre a gestão de seus dados. Como o cliente também tem acesso à plataforma, diminuímos drasticamente o trabalho de atualização, inserção e conferência de dados, sobrando tempo para atividades mais estratégicas”, conta o diretor.
“O trabalho com a Replace nos proporcionou uma troca de conhecimento bastante gratificante. Com sua experiência do lado do cliente, a empresa também tem contribuído com a Paradigma, oferecendo inputs que estão nos ajudando a aprimorar a nossa solução”, comenta Marcelo Villa Nova, diretor da Unidade de Negócios para Energia & Utilities, da Paradigma Business Solutions.
De acordo com o Carlos Alberto, a parceria com a Paradigma só tem a crescer. “Antes da Paradigma, tínhamos limitação para o crescimento, porque não conseguíamos expandir sem comprometer a qualidade do nosso atendimento. Com a otimização oferecida pela solução Paradigma WBC Energy, aumentamos a confiabilidade das informações e já conseguimos pensar em planos para ampliação do negócio”, afirma.