Resultados Digitais e Rock Content lançam pesquisa com mais de 600 empresas sobre o marketing digital no setor de TI
A Rock Content, referência em marketing de conteúdo no Brasil, anunciou o lançamento da pesquisa “Mar.Tech: Benchmarks de Marketing Digital para empresas de tecnologia”, realizada em parceria com a Resultados Digitais, companhia responsável pela plataforma pioneira de automação de marketing no Brasil, o RD Station.
A Rock Content, referência em marketing de conteúdo no Brasil, anunciou o lançamento da pesquisa “Mar.Tech: Benchmarks de Marketing Digital para empresas de tecnologia”, realizada em parceria com a Resultados Digitais, companhia responsável pela plataforma pioneira de automação de marketing no Brasil, o RD Station.
O estudo ouviu de forma online mais de 600 empresas brasileiras do segmento de tecnologia entre os dias 11 e 17 de agosto de 2015, onde CEOs, sócios, diretores e colaboradores de companhias com um até 2 mil funcionários, para revelar um painel de tendências de marketing digital especificamente para este setor, em todo o País.
Perguntas como “quanto custa um lead?”, “Quanto tempo ele demora para comprar?” ou “O Inbound realmente é o processo mais efetivo gerar mais negócios?”, revelaram os modelos para geração de oportunidade implementados na estrutura de cada empresa participante.
Entre as conclusões mais interessantes se destacam o fato de que as empresas com estratégias para a produção de conteúdo online recebem 5 vezes mais visitantes em seus sites e dessas, as que possuem uma estratégia documentada conseguem a gerar até 4 vezes mais leads (contatos coletados). Isso pode representar um volume muito maior de oportunidades comerciais e, claro, consequentemente aumento nas vendas.
Outro dado revelado pela pesquisa é a compilação das principiais ações de marketing realizadas pelas empresas. Ainda que a maioria das companhias participantes tenham perfil B2B (cerca de 87%) e com ticket médio anual acima dos R$ 1000,00 (80%), as mídias sociais ainda são uma fonte importante de tráfego para o site e para a geração de leads, superando até a tradicional indicação de clientes, o famosos “boca a boca”.
“Atualmente é difícil encontrar uma empresa que não tenha a intenção de aumentar sua visibilidade online. Para os que desejam, as soluções de marketing de conteúdo formam uma das melhores estratégias para alcançar esse objetivo. Nossa pesquisa mostrou uma diferença impressionante de resultados: as companhias que adotam o marketing de conteúdo são capazes de angariar, em média, cinco vezes mais visitantes em seus websites, na comparação com organizações que não adotam estratégias do gênero”, explica Juliana Ribas, consultora de marketing de conteúdo da Rock Content e responsável pela análise dos dados.
Resultados demonstram também que 70% das empresas de tecnologia que utilizam ferramentas de marketing digital, possuem para isso, uma estratégia desenhada para o marketing de conteúdo. Outro estudo, a pesquisa nacional sobre tendências de marketing de conteúdo no país, realizada em julho de 2015 também pela Rock Content com players de diversos setores, revelam os dados se muito parecidos com os players de TI: quase 69% adotam a mesma estratégia.
"A automatização do processo de relacionamento entre empresa e cliente é uma forma inteligente de otimizar recursos. Além do envio dos e-mails, que acontece de maneira segmentada, a automação de marketing tem o papel de educar aquele potencial cliente e, com isso, garantir a construção de um pipeline já aquecido quando passa para as mãos das equipes de vendas", afirma Thiago Gabri, gerente comercial de software e cloud da Resultados Digitais e co-responsável pela criação da pesquisa.
O estudo completo com informações como o perfil das empresas entrevistadas, o modelo de aquisição de clientes, a comparação de geração de leads inbound versus outbound, a adoção de plataformas de marketing de conteúdo, as estratégias utilizadas para geração de leads e o processo de vendas das 600 companhias, além de outras informações baseadas na pesquiosa da parceria entre Resultados Digitais e Rock Content podem ser acessadas no portal oficial do levantamento: http://marketingparatecnologia.com/
Sobre a Rock Content
Fundada em 2013, a Rock Content é uma empresa especializada em marketing de conteúdo, focada em ajudar empresas a colocarem em prática suas estratégias de marketing digital. Tendo a e.Bricks e a Digital News Ventures como investidores, a startup tem direcionado seus esforços na ampliação da operação, aceleração do crescimento, estabelecimento de relações estratégicas e desenvolvimento de novas linhas de negócios. Com pouco mais de dois anos de operação, a Rock Content já atende mais de 500 clientes e conta com mais de 100 funcionários em sua sede, em Belo Horizonte.
Sobre a Resultados Digitais
A Resultados Digitais é a empresa responsável pelo RD Station, plataforma de automação de marketing, pioneira no Brasil e que permite o gerenciamento de ações ligadas a e-mail marketing, mídias sociais, lead scoring e muito mais. Ao longo de 4 anos, construíram uma carteira com mais de 2500 clientes de diversos segmentos. Essa experiência de proximidade com o mercado dá diariamente à empresa os inputs necessários para construir uma solução adaptada às necessidades do empresário e profissional de marketing brasileiro, não apenas no que diz respeito ao software, mas a todas as consultorias oferecidas, eventos e conteúdos exclusivos.