Revista VIA apresenta a temática de Centros de Inovação
A Revista VIA, produzida pelo grupo de pesquisa em habitats de inovação e empreendedorismo vinculado à UFSC, VIA Estação Conhecimento, traz em sua 10ª edição a temática dos centros de inovação sob diversas perspectivas, como conceito e histórico. A publicação apresenta conteúdos produzidos por colaboradores da ACATE e da Rede de Inovação, iniciativa da Prefeitura Municipal de Florianópolis em parceria com a associação, que também é abordada pela revista. Além disso, a edição publica uma entrevista com Gabriel Sant’Ana Palma dos Santos, Diretor Executivo da ACATE, que destaca o espaço do CIA Primavera e a inspiração do ambiente dos centros de inovação para o desenvolvimento de ideias, negócios e empresas.
O Diretor Executivo da ACATE também assina o artigo sobre os CIs como ambientes criativos, que foi anteriormente publicado pela Conferência ANPROTEC no I Innovation Summit Brasil. A colaboradora da ACATE, Roberta Machado também participa da publicação em temas como o uso de indicadores para o monitoramento dos centros de inovação e o sucesso da Rede de Centros de Inovação de Florianópolis, que realiza diversas ações para estimular a cultura de inovação e o desenvolvimento do empreendedorismo.
A edição contou ainda com a contribuição da pesquisadora e bolsista FAPESC, atuante na equipe ACATE, Milena Veiga, com artigos sobre o que são centros de inovação, a onda global destes espaços, os serviços e valores apresentados pelos CIs.
A Revista VIA é publicada de forma online, com periodicidade semestral e temáticas relacionadas a habitats de inovação, inovação e empreendedorismo com o amparo de pesquisas científicas, casos de inovação e entrevistas com profissionais. O grupo VIA Estação Conhecimento, organizador da revista, é liderado pela professora do programa de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, Clarissa Stefani Teixeira, e atua na investigação, integração e compartilhamento do conhecimento acerca de habitats como parques, incubadoras, redes de colaboração e ecossistemas.
Parceria entre a ACATE e VIA Estação do Conhecimento, estabelecida por meio da Rede de Inovação
O grupo VIA Estação do Conhecimento desenvolve o projeto Museu de Habitats de Inovação, que possui como objetivo disseminar informações sobre os habitats de inovação de Florianópolis, popularizando o acesso e conhecimento sobre estes ambientes por meio de tours virtuais aos ambientes. Nesse sentido, em parceria com a ACATE, o grupo disponibiliza a visita virtual aos quatro centros integrantes da Rede de Inovação: o CIA Downtown, CIA Primavera, CIA Sapiens Parque e Soho.
Além disso, a parceria entre a associação e o grupo também ocorreu em uma iniciativa pioneira no Brasil, realizada pela Rede de Inovação: o programa Living Lab. Nesta ação, empresas realizaram conexões, testes e aprimoramentos de suas soluções para lançarem no mercado. O grupo VIA Estação Conhecimento prestou apoio metodológico e acompanhamento para o programa.
Rede de Inovação e Especialização Inteligente
A Rede de Inovação Florianópolis investe, por meio dos Centros de Inovação, em capacitações, eventos, maratonas de tecnologia e inovação, aumento no acesso a investidores e atração de negócios para a cidade. Com esta iniciativa, a Rede acaba por viabilizar encontros crossector, investindo em especialização inteligente, além de contribuir para que cada centro de inovação seja vocacionado.
Em Florianópolis, existem quatro Centros de Inovação credenciados à Rede de Inovação, projeto pioneiro da Prefeitura Municipal em parceria com a ACATE. Denominados CIA Primavera (na Rota da Inovação, no bairro Saco Grande), CIA Downtown (Centro de Florianópolis), CIA Sapiens Parque (Norte da Ilha, em Canasvieiras) e Soho (na Grande Florianópolis, no bairro Coqueiros). Os 4 centros também se conectam e atuam em sinergia com os 14 centros de inovação em fase de implantação pelo Estado de Santa Catarina, localizados em diferentes municípios.
VIA Estação do Conhecimento, Fapesc e a Rede Catarinense de Centros de Inovação
O grupo VIA Estação do Conhecimento, em parceria com a Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), é responsável pela produção de livros de alinhamento conceitual dos habitats de inovação utilizados pela Rede Catarinense de CIs. Os conteúdos produzidos para a rede estadual apresentam temas como as terminologias, conceitos e práticas de habitats de inovação, os ecossistemas de inovação, serviços de infraestrutura e suporte nos parques científicos e tecnológicos.
A Fapesc é uma das instituições comprometidas a fomentar as ações de integração entre os Centros de Inovação do Estado. Esses centros costumam estabelecer elos entre pesquisa e mercado. Por isso, a ACATE é uma entidade parceira da Fapesc, órgão do governo estadual, que repassa recursos públicos para a execução de atividades de pesquisa, inovação, capacitação de recursos humanos e difusão de conhecimentos. Por meio desses recursos é possível contratar os bolsistas que atuam para o fortalecimento dos centros credenciados à Rede Catarinense de Centros de Inovação. Esse vínculo proporciona ao ecossistema de inovação um crescimento com base sustentável e consonante com as necessidades das empresas catarinenses que buscam aprimorar-se e renovar-se para fortalecer e fomentar o setor de tecnologia em Santa Catarina.