Rio do Sul (SC) moderniza administração com sistema de gestão em nuvem da IPM
A prefeitura de Rio do Sul (SC), no Vale do Itajaí, deu um passo importante para modernizar a administração pública e melhorar o atendimento à população. Nesta semana, começou a ser implantado um novo sistema de gestão no órgão, totalmente hospedado na internet, com acesso pela rede.
A prefeitura de Rio do Sul (SC), no Vale do Itajaí, deu um passo importante para modernizar a administração pública e melhorar o atendimento à população. Nesta semana, começou a ser implantado um novo sistema de gestão no órgão, totalmente hospedado na internet, com acesso pela rede. Além de gerar economia ao município, já que não foi necessário gastos com servidores físicos para armazenamento de dados, o software, desenvolvido pela IPM, empresa com fábrica em Rio do Sul, facilita o controle interno e vai corrigir erros recorrentes no programa utilizado anteriormente, que prejudicava o andamento dos processos.
Com a tecnologia em nuvem, as informações são guardadas no datacenter da IPM, em Curitiba, com alta segurança. Para a prefeitura, o sistema trabalha sob cadastro único de dados, um avanço frente ao antigo software. Com isso, os dados contábeis, financeiros, de recursos humanos, patrimônio, compras, dentre outros setores são inseridos apenas uma vez, e, após cruzamento, podem gerar uma ampla gama de relatórios para facilitar a gestão. “A integridade e integração dos dados é um avanço grande. Não teremos mais informações redundantes no sistema”, enaltece o assessor de TI da prefeitura, Fernando Andrade Bastos.
Para a população, a diferença será visível no site da prefeitura (www.riodosul.sc.gov.br). Por lá, será possível acessar uma área especial com os mais diversos serviços, o Portal do Cidadão. Não será preciso, por exemplo, deslocar-se à prefeitura para retirar carnês de IPTU ou solicitar certidões, com comodidade e economia de tempo. Outro benefício será o Portal da Transparência, área onde o munícipe poderá acompanhar e fiscalizar as contas do município, uma exigência legal.
A prefeitura, em parceria com a IPM, organizou um cronograma de capacitação com servidores, empresários e demais contribuintes sobre informações do novo sistema, que tem uma interface simples de operação. “É um sistema extremamente moderno, com o que há de melhor no mercado, principalmente pelo fato de estar em nuvem, de poder ser acessado de qualquer lugar do mundo, tanto para os servidores da prefeitura quanto para a população”, ressalta Bastos.
A previsão é que o novo sistema, chamado de Atende.Net Web, esteja em total funcionamento na prefetura de Rio do Sul até o início de dezembro.