Rio Info Europa abre inscrições para empresas brasileiras
Estão abertas as inscrições para empresas brasileiras participarem da 6ª edição do Rio Info Europa, evento de Tecnologia da Informação realizado pela Riosoft, que acontecerá de 18 a 22 de maio, no Gaia Hotel, Região do Porto, em Portugal. O evento que era chamado de Rio Info Portugal, mudou de nome e tem como objetivo ampliar relações com mais países de toda a Europa. Ao longo dos anos, o encontro se tornou uma ponte entre o mercado de TI brasileiro e europeu.
Estão abertas as inscrições para empresas brasileiras participarem da 6ª edição do Rio Info Europa, evento de Tecnologia da Informação realizado pela Riosoft, que acontecerá de 18 a 22 de maio, no Gaia Hotel, Região do Porto, em Portugal. O evento que era chamado de Rio Info Portugal, mudou de nome e tem como objetivo ampliar relações com mais países de toda a Europa. Ao longo dos anos, o encontro se tornou uma ponte entre o mercado de TI brasileiro e europeu. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected] e informações pelo telefone: (21) 3974-5042.
As empresas brasileiras, incluídas as startups, interessadas em expandir a atuação no mercado internacional, podem participar da delegação do Rio Info Europa. Além das empresas e entidades portuguesas, estão confirmadas as participações de instituições da Inglaterra, Suécia e Espanha. As organizações que fazem parte da Aceleradora do Atlântico também se reunirão para definir ações para os anos de 2015 e 2016. A Aceleradora nasceu de uma parceria entre a Riosoft e a Tecmaia (Parque Tecnológico de Maia de Portugal), com o intuito de apoiar os processos de internacionalização entre América do Sul, América do Norte e Europa.
“O evento se tornou um marco graças à cooperação entre as empresas participantes. É uma grande oportunidade para novos contatos, busca de parcerias e expansão dos negócios. O nosso objetivo é estimular ainda mais essa aproximação e ampliá-la”, afirmou o coordenador do evento e diretor executivo da Riosoft, Alberto Blois. O Rio Info Europa (www.rioinfoeuropa.com.br) tem o apoio da Softex, por meio do Projeto PS, com recursos da Apex e também do Sindicato das Empresas de Informática do Rio de Janeiro (TI Rio).
Segundo Blois, as missões internacionais são oportunidades para as empresas não só exportarem, mas se fortalecerem no mercado nacional: “A maioria das empresas encontra dificuldades de se internacionalizar e se acomodam no mercado nacional, que de fato é grande e demandante. Mas a atitude deve ser maior. A empresa pode se globalizar. Do contrário, ela corre o risco de vir uma avalanche de empresas de fora e a engolir. Antes que isso aconteça ela precisa conhecer os atores internacionais e parcerias para se tornar cada vez mais competitiva.
Momento favorável para fazer negócios – Embora o cenário econômico brasileiro e europeu esteja acuado, segundo Blois, é um momento positivo para a geração de novos negócios e parcerias, visto que é necessário percorrer novos caminhos em busca de alternativas para não sucumbir ao desaquecimento econômico.
Um exemplo de visão estratégica é a portuguesa It Peers, que esteve presente em duas edições do Rio Info (Europa e Brasil) em 2014 e traçou objetivos bem definidos para driblar a crise: “Identificar potenciais parcerias tecnológicas para representação dos nossos produtos no mercado brasileiro, mais propriamente, para o estado do Rio de Janeiro”, enfatizou Jorge Silva, sócio diretor da empresa. Segundo Silva, o encontro gerou resultados positivos e os objetivos estão sendo alcançados. “Já estamos em contato com empresas brasileiras que operam com produtos próprios no Brasil, no sentido de incorporarem as soluções numa só e criar produtos com sinergias mais competitivas”.
Participante desde a primeira edição do Rio Info Portugal, Edson Mackeenzy, sócio-diretor da Videolog.tv, acredita que o Rio Info é um canal de aproximação para o cenário tecnológico português. “Temos plataformas com grande sinergia com os portugueses e, além disso, essa é uma oportunidade de expansão. Estamos sempre à procura de parceiros que consigam nos auxiliar nessa tarefa. Por isso, sempre participamos do Rio Info Europa e do Rio Info no Brasil”, afirmou.
A empresa Produzindo também já participou do Rio Info Europa e, em seguida, da edição brasileira para dar continuidade aos contatos. Esses encontros levaram a empresa à reestruturação metodológica de trabalho, para alcançar o mercado internacional. “Reorganizamos a nossa atuação de forma a atender tecnicamente nossa operação brasileira e ainda entrar no mercado português”, afirmou Andrea Carvalho, diretora da empresa.
Segundo José Albi, sócio da Albi, que participou duas vezes da comitiva a Portugal, o foco foi buscar novos contatos e dar continuidade às parcerias já estabelecidas. Ele ressaltou a importância estratégica daquele país como acesso à Europa. “Importante ter Portugal como base de atuação, nossa estratégia é ter o Porto como hub de atuação no mercado europeu”, pontuou.
Menos venda, mais estratégia – Para empresas que pretendem participar do mercado internacional, segundo Blois, o mais importante é garantir a competitividade e a expansão do mercado. “As empresas não procuram venda direta, mas alianças e parcerias. Portugueses buscam alcançar o mercado brasileiro e empresários brasileiros almejam entrar no mercado europeu usando Portugal como trampolim. Empresários brasileiros que se reuniram com portugueses aqui no Brasil, tendem a ir ao Rio Info Europa. Isso deixa claro que as empresas que participam desses eventos estão um passo à frente”, reforça.
Rio Info 2015 – A 13ª edição do Rio Info (www.rioinfo.com.br), o mais completo evento de tecnologia e negócios do país, também já está com data marcada. Acontecerá de 15 a 17 de setembro, no Hotel Royal Tulip, em São Conrado, Rio de Janeiro. Em breve será divulgada a programação e o prazo para inscrição.
Fonte: Softex