Rota da Inovação de Florianópolis terá empreendimento hospitalar integrado à tecnologia
O lançamento de um grande e inovador complexo hospitalar em Florianópolis no último dia 10 de outubro anunciou um projeto que integrará saúde e tecnologia na Rota da Inovação de Florianópolis. A SC-401 receberá um novo Hospital Baía Sul, Clínica Imagem, além de laboratório e farmácia que serão parte de uma vertical do empreendimento para promover inovação na saúde.
O complexo será localizado próximo à ACATE, entre a Associação Catarinense de Medicina (ACM) e a unidade do Senai-SC, em um espaço de 30 mil metros quadrados. O projeto é uma parceria entre o grupo Hospital Care, controlador do Hospital Baía Sul, e a empresa Corporate 8, que tem como principais sócios os cofundadores da Softplan, Ilson Stabile, Carlos Augusto de Matos e Moacir Marafon, o qual é vice-presidente de Talentos da ACATE.
Nas redes sociais, Marafon anunciou o projeto dizendo que “o futuro de Floripa vai nascer aqui!”. Para ele, a iniciativa surge da vontade dos três cofundadores da Softplan em deixar um legado para o setor da saúde e bem-estar de Florianópolis e ressalta que o objetivo é “entregar uma nova experiência a pacientes e médicos em uma localização estratégica, na SC-401, lugar que une desenvolvimento e tecnologia de fácil acesso”.
Sérgio Brincas, diretor presidente do Hub Florianópolis Hospital Care, participou de uma reunião da Vertical Saúde que tratou dos desafios e oportunidades de tecnologias para o setor hospitalar no último mês de setembro. Para a colunista Estela Benetti do NSC Total, Brincas comentou sobre a relação entre as áreas que o projeto ressalta: “O ambiente hospitalar vai servir de laboratório. A gente vê muitas vezes que as pessoas que desenvolvem tecnologias estão longe do ambiente, criam um produto e na hora em que vão encaixar na realidade não conseguem porque não leram a realidade adequadamente. Se estiverem dentro do hospital, poderão fazer avaliação da realidade para soluções de saúde”.
De acordo com o também colunista Anderson Silva, da NSC Total, o novo centro médico terá, na primeira fase, hospital de alta complexidade, maternidade, 70 leitos para internação, seis leitos de UTI adulto e 20 para pré-natal e oito salas cirúrgicas. O hospital também terá como foco serviços para saúde da mulher, nas áreas de ginecologia, mastologia e cirurgias plásticas.
O evento de lançamento contou com a presença de autoridades como a Secretária de Saúde de Santa Catarina, Carmen Zanotto, o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, a Secretária de Saúde de Florianópolis, Cristina Pauluci, além de empreendedores.
*Com informações de NSC Total/ Imagem: Divulgação
Fique por dentro do ecossistema através da newsletter, do LinkedIn e do Instagram da ACATE.