Rouanet manezinha: Conheça o programa de Incentivo à Inovação
Capital referência em inovação a nível nacional, Florianópolis conta com Programa de Incentivo para alavancar os negócios e impulsionar o ecossistema relacionado a esse segmento que traz geração de emprego e renda para o município. Proporcionado pela gestão pública municipal, o Programa de Incentivo à Inovação tem como objetivo impulsionar o ambiente da inovação com a concessão de benefícios tributários. Os incentivos fiscais podem ser concedidos a empresas inovadoras em projetos aprovados pelo programa.
De acordo com a secretaria de Turismo, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, o programa visa atrair e manter o capital humano no município, além de proporcionar o impulso necessário para projetos de alto impacto, seja ele econômico ou social. O mecanismo é parecido ao da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, mas com focos setoriais distintos, sendo conhecido como a legislação “Rouanet Manezinha da Inovação”. Neste ano, 17 projetos chegaram até a última fase do programa e devem ser avaliados pelos especialistas do Comitê de Seleção.
Desde a criação do programa, em 2018, mais de 100 projetos foram avaliados e, do total, 20 foram aprovados para captação de um montante de R$1,9 milhões. Deste valor, já foram captados até 2022 em torno de R$700 mil, mas os projetos seguem em execução. De acordo com a Superintendente de Ciência, Tecnologia e Inovação, a gestão municipal espera que as iniciativas empreendedoras selecionadas estejam no mesmo patamar de outras que conquistaram benefícios no programa, como a PayFace e a Smart Tour.
A PayFace, que participou do programa no ano de 2019, oferece uma tecnologia para pagamento com reconhecimento facial em parceria com bandeiras de cartão de crédito. Hoje, a solução é utilizada em supermercados e outros empreendimentos comerciais, além de ter sido de extrema importância durante a pandemia de covid-19, evitando contato físico.
Já a Smart Tour atua na formulação de sistemas de desenvolvimento de rotas turísticas inteligentes, com informações turísticas da cidade direto no celular. Outra proposta que teve acesso à captação por meio do programa é a Floripa Hike. Com as diversas e belíssimas trilhas na Ilha, a startup desenvolveu uma plataforma colaborativa para reviews e informações relacionadas. O projeto foi contemplado no ano de 2020 e se transformou no Let’s Hike, com fotos em 360° de pontos diferentes das trilhas, assim como informações importantes como aclive, dificuldade, pontos de erosão, facilitando o entendimento por quem vai passear ou realizar práticas esportivas.
Como participar do Programa de Incentivo à Inovação de Florianópolis
Empreendedores que fazem parte do ecossistema de inovação da capital catarinense, com sede no local ou mudança planejada em até seis meses, que desejarem apoio por meio de isenções fiscais previstas no programa precisam ter registro formalizado como pessoa jurídica, sendo microempreendedor individual ou empresa de pequeno porte, além de credenciamento a um Arranjo Promotor de Inovação (API). Conforme aponta a secretaria, os arranjos promotores de inovação podem unir os empreendedores com outros players do setor, com o poder público e com as metodologias técnicas e conhecimento científico das instituições de ensino como universidades e centros de ensino.
Fonte: Prefeitura Municipal de Florianópolis/G1