Santa Catarina em destaque no 13° Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador
Na noite desta quinta-feira (29), foram apresentados os vencedores do 13º Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador de 2009 – troféu ”Telmo Silva de Araújo” – promovido pela Anprotec, Sebrae, MCT, Finep e CNI.
Na noite desta quinta-feira (29), foram apresentados os vencedores do 13º Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador de 2009 – troféu ”Telmo Silva de Araújo” – promovido pela Anprotec, Sebrae, MCT, Finep e CNI. Ao todo, 46 instituições entre incubadoras, parques tecnológicos e empresas incubadas e graduadas concorreram a essa relevante premiação do segmento. O evento aconteceu durante o 19° Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o 3º infoDev Fórum Global que se encerram hoje em Florianópolis (SC), no resort Costão do Santinho.
O Projeto Sinapse de Inovação, da Fundação CERTI, de Florianópolis (SC), venceu na categoria “Melhor projeto de promoção da cultura do empreendedorismo inovador”, que teve nove inscritos. O engenheiro José Eduardo Fiates, um dos idealizadores do projeto, subiu ao palco para receber a premiação em nome da entidade e destacou a importância deste tipo de reconhecimento para o segmento de empreendedorismo inovador. O Sinapse é um projeto focado em pesquisas realizadas em instituições científicas e tecnológicas e possibilita que tal conhecimento resulte na criação de novas empresas ou na absorção das novas tecnologias por empresas já existentes.
O Instituto Gene Blumenau (SC) recebeu prêmio pela categoria “Melhor Incubadora de Empresas de Produtos Intensivos de Tecnologia”, na qual concorreram quatro instituições. O coordenador do Gene, Carlos Eduardo Bizzotto, atribuiu os bons resultados da incubadora ao trabalho em equipe dos profissionais que formam o instituto. No ano de 2007, a incubadora já havia recebido um prêmio na categoria projeto. A linha da atuação do Gene divide-se em um programa de extensão da Universidade Regional de Blumenau e a incubadora, que auxilia no desenvolvimento de empresas com potencial inovador. Em 10 anos, 34 empresas foram geradas, sendo 22 já graduadas e atuantes no mercado.
Ainda durante o evento, foi eleita a nova Diretoria da Anprotec (Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores) para o triênio 2009/2011. Tony Chierighini, da Diretoria Executiva da Incubadora Celta, vinculada à Fundação CERTI, está entre os novos diretores da entidade nacional.
Demais empresas vencedoras do Prêmio:
Categoria Melhor Incubadora de Empresas Orientadas para Desenvolvimento Local e Setorial: Incubadora de Empresas Educere, de Campo Mourão, PR.
Categoria Melhor Parque Tecnológico do Ano: Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Tecnopuc, de Porto Alegre, RS.
Categoria Melhor Empresa Graduada do Ano: Nanocore Biotecnologia S/A, de Campinas, SP.
Categoria Melhor Empresa Incubada do Ano: Desidratec – Indústria e Comércio de Tecnologia de Desidratação Ltda, de Fortaleza, CE.
Assessoria de Imprensa da Fundação CERTI