Santa Catarina forma polo de empresas de desenvolvimento de tecnologias sustentáveis
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) acaba de constituir uma nova vertical de negócios – a de Sustentabilidade. Inicialmente, o grupo reúne oito empresas associadas: Creta Tec, Dígitro, Ekoimpacto, Instituto Nexxera, Novociclo, Iasoft, Nexxera e Umwelt.
A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) acaba de constituir uma nova vertical de negócios – a de Sustentabilidade. Inicialmente, o grupo reúne oito empresas associadas: Creta Tec, Dígitro, Ekoimpacto, Instituto Nexxera, Novociclo, Iasoft, Nexxera e Umwelt. As empresas que fazem parte da vertical promovem o desenvolvimento de soluções nas áreas de biotecnologia ambiental, o uso consciente de recursos naturais, adequação ambiental nas indústrias, energia limpa, gestão sustentável, além de programas de incentivo ao esporte, inclusão social, reciclagem etc.
O objetivo das empresas é atuar em conjunto para compartilhar contatos, ter mais representatividade política e econômica para negociar projetos e ações públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável. Entre as ações que farão parte das estratégias da Vertical estão a participação efetiva em programas como a Política Nacional de Resíduos Sólidos, Plano Estadual de Recursos Hídricos, Mecanismo de Desenvolvimento Limpo e Produção mais limpa.
Os diretores responsáveis pela vertical são Rodrigo Sabatini, da Novociclo Ambiental (Florianópolis) e Gerson Luiz Zimmer, da Umwelt (Blumenau). “A Vertical promove e apoia as iniciativas dos empreendedores catarinenses com foco no desenvolvimento de soluções para os problemas socioambientais que convivemos. Tem como missão ser reconhecida pela capacidade de desenvolver soluções para os desafios, gerando tecnologia, empregos de alto valor agregado e contribuir para o crescimento de uma economia socioambiental de impacto positivo”, explica Sabatini.
“A Vertical está baseada no conceito tripé da sustentabilidade: economicamente viável, socialmente aceito e ecologicamente correto. Muitas são as oportunidades nesta área e a união de esforços irá proporcionar o desenvolvimento das soluções para os diferentes problemas encontrados. As ações desenvolvidas na Vertical devem fomentar um novo paradigma de gestão e parcerias, pois a união é que nos tornará fortes para o mercado”, completa Zimmer.
Sobre as Verticais ACATE
As Verticais ACATE são grupos de empresas de tecnologia que atuam em um mesmo segmento e se reúnem para tratar de ações e iniciativas comuns, de interesse de todos. Atualmente, são dez verticais: Agronegócios, Educação, Energia, Games, Governo, Saúde, Segurança, Sustentabilidade, Telecom e Têxtil. Informações: [email protected] ou pelo telefone (48) 2107-2703.