Santa Catarina terá três competidores no mundial de profissões
Os jogos Olímpicos de Londres só começam em 2012, mas este ano outro torneio mundial será realizado em solo inglês e terá a participação de três catarinenses. O World Skills Competition, considerado a Olimpíada mundial de educação profissional, terá entre os representantes de três joinvillenses – Leandro Duarte Machado e Andre Luis Peripolli (Robótica Móvel) e Natã Miccael Barbosa (Web Design), todos eles alunos do SENAI em Joinville.
Os jogos Olímpicos de Londres só começam em 2012, mas este ano outro torneio mundial será realizado em solo inglês e terá a participação de três catarinenses. O World Skills Competition, considerado a Olimpíada mundial de educação profissional, terá entre os representantes de três joinvillenses – Leandro Duarte Machado e Andre Luis Peripolli (Robótica Móvel) e Natã Miccael Barbosa (Web Design), todos eles alunos do SENAI em Joinville. A participação dos catarinenses entre os melhores do mundo foi confirmada esta semana, depois de alcançarem os índices mundiais em uma série de seletivas.
O 41º Torneio Internacional de Formação Profissional World Skills Competition reunirá cerca de 1200 jovens estudantes de 52 países no período de 5 a 8 de outubro de 2011 na cidade de Londres, Reino Unido. Eles disputam medalhas em 46 ocupações profissionais industriais, de bens e serviços.
Para chegarem ao mundial, os estudantes passaram pelas etapas estadual e nacional da Olimpíada do Conhecimento, com provas que exigiram cada vez mais conhecimentos, habilidades e atitudes, além de superar diversas provas de índice. No treinamento, os estudantes tiveram o apoio de professores do SENAI, entre eles participantes de edições anteriores do WorldSkills. Na última edição do mundial, disputada em Calgary, no Canadá, o catarinense André Martins Ramos conquistou a medalha de bronze em Web Design e desde então repassa sua experiência para outros estudantes. Andrei Rogger Belegante, que conquistou a sexta colocação em Robótica Móvel no mundial juntamente com Klédson Alves, agora ajuda na preparação da dupla de Joinville.
A vontade de estar entre os melhores do mundo em robótica móvel faz com que os jovens Leandro Duarte Machado e André Luis Peripolli treinem juntos 12 horas por dia, todos os dias. Mas independente dos resultados na competição, a dupla já observa os benefícios da preparação. “Nos últimos anos, desenvolvemos nossa habilidade de tomar decisões e de lidar com o tempo, mas sempre melhorando a qualidade das tarefas realizadas”, conta Leandro. Para seu parceiro, André, há uma relação estreita entre o que é cobrado no World Skills (e na Olimpíada do Conhecimento) e o que é acontece na indústria. “Apesar de usar um robô didático, na indústria não é muito diferente, pois os fundamentos da estrutura do robô e de sua programação são os mesmos”, explica.
Em outubro, outros 120 estudantes catarinenses disputam a etapa estadual da Olimpíada do Conhecimento, com provas em 13 cidades. É o início de um novo ciclo que pode levá-los ao Worldskills de 2013, em Leipezing, na Alemanha, com a passagem intermediária em São Paulo, onde será realizada a etapa nacional.
Assessoria de imprensa do Sistema FIESC